Esta quinta-feira (8) é uma data muito importante para milhões de trabalhadores de todas as regiões do país. De acordo com as informações oficiais, o Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) deverá decidir qual será a distribuição de lucros aos cidadãos que possuem contas ativas.
A reunião que vai definir o patamar de distribuição deverá acontecer às 14h30 desta quinta-feira (8). Vale lembrar que no ano passado, o Fundo de Garantia registrou um lucro recorde de R$ 23,4 bilhões. Até aqui, no entanto, ainda não se sabe qual será o patamar de distribuição aos trabalhadores.
Mesmo antes da decisão, o Ministério do Trabalho e Emprego já afirmou que quer distribuir 65% do lucro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) . Esse percentual seria correspondente a pouco mais de R$ 15 bilhões.
É provável que esse patamar seja aprovado pelo Conselho Curador, mas é preciso esperar a reunião de hoje para confirmar se esse saldo será mesmo aceito por todos os membros.
Vale lembrar que a Caixa Econômica Federal tem até o próximo dia 31 de agosto para creditar essa parcela dos lucros do FGTS repartida entre os trabalhadores. O dinheiro será distribuído de forma proporcional ao saldo de cada conta. O valor que vai servir de base para definição do patamar de correspondência será aquele que foi registrado ainda no último dia do ano passado.
Isso quer dizer que quanto maior for o saldo disponível em sua conta no ano passado, maior será o valor que será repassado para o seu FGTS.
De acordo com as regras gerais, o lucro do FGTS é liberado para todos os trabalhadores que tinham saldo em contas em seus nomes no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço em 31 de Dezembro de 2023.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, nessa data o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço contava com cerca de 218 milhões de contas com saldo, referentes a pouco mais de 130 milhões de trabalhadores. Uma mesma pessoa pode ter mais de uma conta.
Como dito, a distribuição do lucro do FGTS para esse ano de 2024 ainda não começou a ser feita. De todo modo, desde já o cidadão pode consultar o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Essa informação é importante até mesmo para que o trabalhador entenda qual é a sua real situação na conta vinculada.
A boa notícia é que você não precisa sair de casa para realizar essa consulta. Essa verificação pode ser feita de maneira remota através de aplicativo FGTS, que é gratuito, e que está disponível para celulares IOS e Android.
Veja no passo a passo abaixo:
Se você já tem um cadastro, basta seguir os passos abaixo: