FGTS: conheça dois saques do benefício ainda no início de 2022 - Notícias Concursos

FGTS: conheça dois saques do benefício ainda no início de 2022

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma espécie de poupança criada em nome do trabalhador pela empresa responsável pelo contrato.

Em meio aos impactos da pandemia da Covid-19, muitos trabalhadores estão apertados financeiramente, inclusive, neste início de ano. Todavia, existem duas maneiras de conseguir uma renda extra.

Veja também: FGTS: Encerramento de 40% do seguro-desemprego já possui data? Confira

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma espécie de poupança criada em nome do trabalhador pela empresa responsável pelo contrato. Por meio dele, o titular pode acionar alguns meios para ter acesso aos recursos depositados. Veja a seguir.

Revisão do FGTS

A primeira possibilidade de conseguir um dinheiro extra pelo FGTS é através da revisão. Trata-se da solicitação da atualização dos valores históricos das contas com base na correção monetária frente a inflação.

Isso porque, desde 1999, o fundo vem perdendo rendimento em comparação ao aumento dos preços no mercado, gerando perdas consideráveis aos trabalhadores.

Para verificar o prejuízo, o trabalhador pode conseguir os extratos das suas contas no aplicativo Caixa FGTS e anexar os arquivos no site da calculadora .

A depender do resultado, o trabalhador poderá avaliar se compensa entrar com uma ação judicial solicitando a revisão do FGTS. De acordo com especialistas, é importante entrar com o pedido agora, pois pode acontecer que, após uma decisão do STF, o benefício da troca de correção seja concedido apenas para o futuro e o cidadão fique sem chances de receber de forma retroativa.

Antecipação do Saque-Aniversário

A segunda possibilidade de obter parte do FGTS é por meio do saque-aniversário. Refere-se uma modalidade que permite ao trabalhador retirar anualmente no mês de seu aniversário uma porcentagem do saldo disponível em suas contas no Fundo de Garantia.

Quem adere a modalidade, lembrando que ela não é obrigatória, pode ainda antecipar os pagamentos em até três anos, ou seja, três parcelas a depender da instituição que oferece o serviço.

Essa antecipação funciona como um empréstimo, uma vez que o banco concederá ao trabalhador parcelas futuras do saque-aniversário de uma só vez. Com isso, os juros também são reduzidos, visto que o pagamento do crédito ocorre automaticamente quando o trabalhador recebe a autorização para fazer a retirada pela modalidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?