Atenção, trabalhadores! Os últimos pagamentos do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) estão confirmados pela Caixa Econômica Federal.
Atualmente, a liberação do saque do fundo está sendo feita em um calendário definido de acordo com o mês de aniversário dos trabalhadores. Até agora, os nascidos de janeiro a outubro já receberam os seus valores em suas contas.
Sendo assim, restam somente dois lotes de pagamentos do benefício. Os próximos pagamentos acontecerão para os nascidos em novembro e dezembro.
O calendário de saques seguirá até junho, todavia, todos os trabalhadores terão até dezembro de 2022 para movimentar o dinheiro liberado pelo Governo.
Os trabalhadores que optarem por não utilizar o valor de até R$1 mil do fundo terão o saldo devolvido nas respectivas contas.
Conforme informado anteriormente, os nascidos de janeiro a outubro já contam com os valores em suas contas. Sendo assim, restam dois pagamentos para os nascidos nos seguintes meses:
É importante destacar que o valor que cada trabalhador vai receber do FGTS vai depender de quanto cada um possui nas suas contas (ativas e inativas).
Seja como for, o saque para todos os trabalhadores estarão limitados a um total de R$ 1 mil, mesmo que o trabalhador tenha saldo muito maior nas contas. Quem possuir um valor menor, receberá o valor integral.
A consulta do saldo do FGTS poderá ser feita pelo site e pelo aplicativo do FGTS, disponível para celulares Android e iOS.
Em primeiro lugar, o trabalhador que preferir, pode consultar o saldo do FGTS através do site oficial do Fundo de Garantia. Por lá, será possível saber se o cidadão tem direito ao saque.
Portanto, em caso de resposta positiva, ele também poderá consultar a data de liberação de crédito que será feita pelo Governo Federal.
Pelo aplicativo, a gama de possibilidades é notadamente maior. O cidadão também poderá saber se há algum saldo em seu nome e também qual será a data do recebimento do benefício, em caso de resposta positiva. Mas além disso, o trabalhador também poderá consultar alguns dados básicos que estão disponíveis.
Ademais, através do aplicativo, o cidadão também poderá informar que não quer receber o saldo do FGTS neste momento. Também é possível fazer a solicitação do retorno do valor creditado para a conta do FGTS.
Por fim, o indivíduo poderá usar a conta para atualizar os dados cadastrais e criar a chamada Conta Poupança Social Digital, que servirá para os depósitos.