Desde o dia 26, sábado, foi liberado, para os trabalhadores de Nova Era e Salinas, em Minas Gerais, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A medida visa auxiliar, de algum modo, os moradores desses municípios que foram atingidos por enchentes recentemente.
Os trabalhadores atingidos pelas enchentes poderão retirar até R$ 6.220. Contudo, é importante saber que só poderão sacar o FGTS os moradores de endereços que a Defesa Civil informou à Caixa Econômica Federal..
Por meio do aplicativo FGTS, o trabalhador poderá solicitar a retirada até 5 de abril para quem é residente em Salinas e 14 de abril para quem é de Nova Era.
Nesse caso, com o aplicativo FGTS aberto, o trabalhador deverá escolher a opção Meus Saques. Não há necessidade de se dirigir até uma agência física, pois é possível enviar os documentos pelo próprio aplicativo.
Solicitado o saque, o trabalhador deve informar o crédito, seja de uma conta da Caixa, seja de outro banco qualquer para poder receber os valores. Para a operação de transferência não será feita ao contribuinte nenhum tipo de cobrança pelo serviço. Caso o saque seja aprovado, a esperar é de cinco dias úteis,
Mais informações podem ser obtidas pela internet ou entrar em contato com a Caixa no telefone 0800-726-0207.
Outros municípios afetados pelas chuvas já liberaram saques do FGTS
56 municípios da Bahia, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, todos afetados pelas chuvas nos últimos meses, já tiveram liberados antecipadamente saques do FGTS. Os municípios são os seguintes:
Na Bahia, a medida vale para os moradores de Canavieiras, Coaraci, Eunápolis, Floresta Azul, Gandu, Ibicaraí, Ibicuí, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itajuípe, Itamaraju, Itapé, Itapetinga, Itapitanga, Itororó, Jaguaquara, Jequié, Jiquiriçá, Medeiros Neto, Mundo Novo, Prado, Porto Seguro, Santa Inês, Teixeira de Freitas, Teolândia, Ubaíra, Ubaitaba, Vitória da Conquista e Wenceslau Guimarães.
Em Minas Gerais, os moradores de Águas Formosas, Almenara, Cláudio, Dores do Indaiá, Governador Valadares, Igarapé, Itabirito, Juatuba, Machacalis, Mário Campos, Mateus Leme, Nova Era, Nova Lima, Onça de Pitangui, Poço Fundo, Pompéu, Raposos, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Salinas, Santo Antônio do Monte e São Joaquim de Bicas podem retirar o dinheiro.
No Rio de Janeiro, foram beneficiados os habitantes de Italva, Natividade e Petrópolis.