Faltando apenas algumas semanas para o mês de dezembro acabar, os trabalhadores devem estar cientes das possibilidades de sacar o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ainda em 2022.
Em suma, os trabalhadores têm a chance de realizar o saque-aniversário, caso tenham nascido em dezembro, e o saque extraordinário. As regras de resgate são diferentes entre as possibilidades.
O saque-aniversário é uma alternativa ao saque-rescisão (modalidade tradicional do FGTS). Sendo assim, é preciso solicitar a troca a Caixa Econômica Federal.
Enquanto isso, o saque extraordinário é uma modalidade temporária liberada para todo trabalhador que possui saldo disponível em suas contas vinculadas ao Fundo de Garantia.
Veja mais sobre as modalidades vigentes ainda em 2022 adiante.
Os trabalhadores aderentes do saque-aniversário têm até três meses para realizar o resgate após a liberação dos recursos. Por meio da modalidade, o titular recebe anualmente uma parcela de parte do seu saldo disponível no FGTS, que pode variar de 5% a 50%, no mês de seu aniversário.
Sendo assim, o prazo para o saque começa no primeiro dia útil do mês de seu aniversário até o último dia útil do segundo mês subsequente, totalizando cerca de 90 dias. Sendo assim, ainda podem resgatar os valores este ano:
O saque extraordinário foi liberado entre os meses de abril e junho. Na ocasião, os valores podiam ser facilmente sacados, uma vez que estavam sendo disponibilizados automaticamente na conta poupança social digital, gerenciada pelo Caixa Tem.
Porém, agora, é necessário solicitar o saque dos recursos na plataforma do FGTS. Lembrando, inclusive, que o saque de até R$ 1 mil do FGTS estará disponível apenas até a próxima quinta-feira (15).
Já em 2023, os trabalhadores podem contar com as seguintes modalidade de saque do FGTS:
Entre as modalidades de saque mais comuns estão:
O trabalhador pode consultar o seu FGTS de várias formas. Portanto, veja cada uma delas a seguir:
Por SMS
Sendo uma das formas mais práticas de consultar o FGTS, o trabalhador pode aderir a opção de receber mensagens de textos (SMS) quando houver alguma movimentação em suas contas no Fundo de Garantia.
Por correspondência
Outra forma de receber o extrato do FGTS é em sua própria residência. O trabalhador pode ter acesso às informações a cada dois meses, basta informar o endereço completo no site do órgão, em uma agência da Caixa ou pelo telefone 0800 726 01 01.
No site ou aplicativo
Por fim, é possível consultar o extrato do FGTS através do site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS. Pelo site, o trabalhador deve informar o NIS (PIS/Pasep) ou a Senha Cidadão. A consulta pelo aplicativo também é simples, no entanto, é preciso baixá-lo.