Trabalhadores brasileiros receberão em breve o lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A distribuição da parcela acontecerá ainda este mês, a previsão é que até o dia 31 os cidadãos tenham recebido sua parcela.
Para fins de esclarecimento, o lucro do FGTS é um montante obtido da rentabilidade contabilizada pela Caixa Econômica Federal. Todos os anos, esse lucro é transferido para os trabalhadores. Em 2020, por exemplo, o fundo repassou 66% de seu saldo para os trabalhadores vinculados ao programa.
Por lei, todos os trabalhadores vinculados ao Fundo de Garantia têm direito ao recebimento dos lucros. Entretanto, a concessão dependerá se no período de apuração o cidadão possuía saldo em sua conta no FGTS.
Neste caso, só terão uma parcela do rendimento adicionado a conta, os trabalhadores que em 31 de dezembro de 2020 possuíam um saldo positivo no FGTS. A regra se aplica até para quem já sacou integralmente os recursos da mesma conta em 2021.
Além disso, após o recebimento do lucro, o trabalhador não consegue resgatá-lo exclusivamente. Isso porque, ele só pode ser liberado junto aos outros recursos da conta, que só são disponibilizados em situações específicas.
A distribuição do lucro é realizada pela Caixa Econômica, no entanto, quem defini o valor a ser repassado é o percentual estabelecido pelo Conselho Curador do FGTS. A reunião para decidir a quantia será realizada na próxima terça-feira (17).
A medida passou a valer no ano de 2016, e desde então tem sido cumprida anualmente. Na ocasião, 50% do lucro obtido, neste caso em 2015, foi repassado aos trabalhadores. Ou seja, os cidadãos tiveram acesso a uma remuneração de 5,11% mais 1,93% da taxa de distribuição.
O montante referente ao rendimento obtido em 2020, é de R$ 8,5 bilhões. A expectativa é que R$ 5,9 bilhões dessa quantia sejam disponibilizados aos cidadãos este ano.
Para realizar o saque dos saldos no FGTS, basta comparecer a uma das agências da Caixa e apresentar os seguintes documentos: