Muitos trabalhadores e estudantes já se atentam ao calendário deste ano para saberem quando cairão os próximos feriados. Isso porque, em 2023 os brasileiros serão bastante beneficiados, pois terão muitas folgas prolongadas. De acordo com o calendário, acontecerão 14 recessos e 7 deles poderão ser prolongados.
Normalmente, os cidadãos aguardam ansiosamente pelas folgas ao longo do ano. Além disso, a expectativa de folgas aumenta ainda mais pelo fato de que este ano será marcado com o retorno do Carnaval.
Confira quais são os feriados que poderão ser prolongados em 2023.
Dessa forma, os feriados de Paixão de Cristo, Tiradentes, Dia do Trabalho, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal poderão ser emendados, resultando em folgas prolongadas.
Pontos facultativos se referem as datas comemorativas ou que antecedem ou sucedem feriados nacionais, mas que oficialmente não determinam folgas. Nesses casos, ficam a critério das empresas conceder dias de folgas aos seus funcionários ou não.
Outro ponto a ser destacado é o feriado regional. Nesse caso, a data só é tida como feriado em alguns lugares do país.
Veja a seguir os pontos facultativos deste ano:
É importante destacar que o carnaval em algumas cidades do país é considerado apenas um feriado municipal. Dessa forma, os cidadãos devem se atentar aos calendários definidos pelas prefeituras.
Neste ano de 2023 um novo feriado pode ser oficializado. Isso porque, o Projeto de Lei nº 960/22 determina a criação do Dia dos Povos Indígenas como feriado nacional. De acordo com o texto, a data comemorativa será nos meses de abril.
A saber, antes o dia em questão era conhecido como Dia do Índio. Entretanto, a Lei nº 14.402, publicada em 8 de julho de 2022, estabeleceu a data como o Dia dos Povos Indígenas.
O projeto, de autoria do deputado Fábio Trad (PSD-MS), estabelece o Dia dos Povos Indígenas como novo feriado nacional nos meses de abril. É importante salientar que a proposta faz uma alteração na lei nº 662/49, para incluir o dia 19 de abril como feriado nacional.
Dessa forma, o Dia dos Povos Indígenas terá a mesma força de lei que outras datas comemorativas, como o Natal em 25 de dezembro, por exemplo. Ainda, de acordo com o deputado, a previsão é que a medida entre em vigência assim que for aprovada.
A saber, a proposta foi apresentada no Plenário da Câmara dos Deputados no dia 19 de abril de 2022. Atualmente, o texto aguarda o parecer final do relator na Comissão de Direitos Humanos e Minorias antes de seguir para tramitação na Comissão de Cultura.