Oferecer um bom feedback para amigo pode ajudá-lo a decolar na carreira profissional. No entanto, um feedback negativo pode ser bem difícil de ser aplicado nessa circunstância. Por isso, seguir algumas recomendações pode ser bem interessante.
Neste texto, você encontra algumas considerações e dicas que podem ser úteis. Acompanhe para saber mais.
Não existe fórmula mágica ou receita para dar feedback para amigo. O que existem são boas práticas que podem ajudar nesse momento tão delicado e importante. Veja:
O primeiro ponto que você deve considerar é que, sim, você terá que separar as coisas. Sabemos que “falar é fácil”, mas acontece que não existe outro modo de lidar com a situação.
Você precisa internalizar o fato de que não pode dar o feedback para o seu amigo, mas sim, para o seu colega de trabalho. Assim a situação se torna mais leve e tranquila.
Analise a situação atual do seu colega com o seu olhar profissional. Não fique pensando nas coisas que o seu amigo está passando na vida pessoal, em um primeiro momento. Procure avaliar o desempenho e os resultados que ele tem apresentado no dia a dia profissional.
Claro que na hora de dar o feedback e conversar sobre a rotina empresarial você deve adotar uma postura empática. Nessa circunstância, as questões pessoais do indivíduo podem vir à tona. Porém, na hora de avaliar o que deve ser mudado e aplicado, não devemos olhar de um modo emocional.
Quando aquela insegurança de dar feedback para amigo aparecer, lembre-se de que esse processo é feito para auxiliar e ajudar o colaborador. Essa visão pode tirar aquele “peso” de estar sendo uma pessoa ruim.
Afinal, é por meio do feedback que se torna viável construir um caminho mais sólido para se seguir profissionalmente.
Considere o cenário em que o indivíduo pode estar com a sua carreira em risco e, sem o feedback, ele tem chances de perder o emprego. Isso porque uma pessoa que sempre comete os mesmos erros está propensa a ser demitida, certo?
Por isso, lembre-se de que a sua atuação enquanto gestor que dá feedback é muito importante. Pois é essa atuação que auxilia os liderados em seus crescimentos, além de inibir carreiras interrompidas por falta de retorno efetivo.
Na hora de dar o feedback para amigo, propriamente dito, converse de uma maneira amigável e tranquila. Cuidado para não demonstrar o seu nervosismo nessa situação, pois você poderá provocar os mesmos sentimentos em quem estará lhe ouvindo.
Novamente, traga para a sua mente aquelas ideias de que esse momento é de construção e desenvolvimento, e não punição. Isso pode fazer toda a diferença na hora em que você escolhe a abordagem que irá adotar durante o seu discurso.