Saúde e Bem Estar

O que fazer para se concentrar no trabalho?

Afinal, o que fazer para se concentrar no trabalho? Como podemos melhorar o nosso foco e a nossa concentração, garantindo melhores resultados e mais produtividade?

Bem, isso pode parecer algo sem resposta para algumas pessoas. Mas, na verdade, é possível estimular a concentração com algumas ações relativamente simples. Falamos sobre elas a seguir.

O que fazer para se concentrar no trabalho?

Existem diversas ações que você pode fazer para se concentrar no trabalho. Algumas são mais simples e poderão ser postas em prática agora mesmo. Outras têm relação com o seu estilo de vida e a forma como você cuida da sua saúde. Veja:

1. Organize materiais e ferramentas em sequência

Uma forma de aumentar a concentração nas atividades diárias é criando uma espécie de sequência de materiais e ferramentas. Por exemplo, se você precisa usar a sua agenda, depois um caderno, depois um livro, e assim por diante, empilhe-os nessa sequência.

No caso de ferramentas digitais, você pode organizá-las, na sua área de trabalho, de acordo com a sequência de abertura. Acredite, isso pode ajudar na concentração a partir do momento em que você não precisa colocar energia para encontrar a ferramenta que precisa.

2. Divida cada tarefa em blocos de 25 minutos com 5 de pausa

As suas tarefas diárias devem ser divididas em blocos de tempo. Caso contrário, você poderá saturar a sua mente se tentar fazer tudo de uma vez só, sem interrupções.

Sendo assim, use a clássica técnica do pomodoro para conseguir ter um resultado interessante. Ou seja, cronometre 25 minutos de atividade, e depois pause por 5 minutos.

Durante essa pausa, relaxe a mente, descanse os pensamentos, e depois volte “com tudo”.

3. Feche qualquer aba de distração

Sabe aquelas abas que ficam abertas no computador apenas com o intuito de servir de distração? Bem, feche-as. Não caia na tentação de ficar descendo o feed de uma rede social qualquer… Mas sim, use o momento de pausa para isso.

4. Ouça músicas que ajudam na concentração

Algumas músicas podem ajudar na hora de pôr em prática o que fazer para se concentrar no trabalho. Afinal, você não estará ouvindo as distrações e ruídos do ambiente, além de estar estimulando a criatividade e o seu cérebro. Experimente.

5. Aposte na aromaterapia

A aromaterapia pode aumentar a concentração especialmente por fazer com que você se sinta confortável no ambiente em que está. Faça o teste!

6. Cuide do seu ambiente de trabalho

E por falar em conforto, lembre-se de que não existe o que fazer para se concentrar no trabalho se você não tiver um bom espaço para trabalhar. Se ele estiver sujo, bagunçado, apertado, pouco iluminado etc., tudo isso poderá atrapalhar a sua concentração.

Portanto, prepare um cantinho que seja agradável, aconchegante e bonito. Sim, bonito! Pois o nosso cérebro gosta de ambientes esteticamente bonitos.

7. Tenha hábitos saudáveis

Por fim, não se esqueça de que o seu estilo de vida é muito importante. Você precisa praticar exercícios, alimentar-se bem e, além disso, cuidar muito bem da sua rotina de sono. Sem esses cuidados não existe o que fazer para se concentrar no trabalho.

Afinal, corpo e mente estão interligados, e se o corpo é deixado de lado, a mente não irá trabalhar bem.