Todos nós sabemos que a importância de consolidar os seus argumentos com repertórios na redação é muito importância. Seja um texto em uma prova de concursos, de vestibular ou do ENEM: o repertório é sempre utilizado.
Porém, existem uma série de possibilidades para compor o seu repertório. No artigo de hoje, você irá conhecer alguns dos principais fatos históricos que podem ser utilizados para consolidar os seus argumentos!
Os fatos históricas podem apenas beneficiar o seu processo de produção textual. Uma boa redação espera que você domine o poder da argumentação e utilizar alusões históricas na sua prova pode ser um diferencial em relação aos demais candidatos. Isso porque, você pode usar uma série de eventos e acontecimentos para defender a sua posição sobre o tema. Existe também a possibilidade de realizar uma comparação do tema com o referido evento.
Dessa maneira, para te ajudar, vamos ver, a seguir, alguns fatos históricos que podem ser utilizados como repertórios para o seu texto.
Quando a Europa começa a se recuperar dos prejuízos causados pela Primeira Guerra Mundial, ela passa a dispensar os produtos exportados pelos Estados Unidos, além de demais auxílios econômicos oferecidos pelos americanos.
Dessa maneira, com a diminuição nas exportações, os EUA enfrentam uma superprodução e um acúmulo de produtos: os dois fatores, juntos, ocasionam uma crise: a Crise de 1929.
Além disso, a venda de diversas ações e títulos a um preço extremamente baixo ocasionou a desvalorização da bolsa de valores. Assim, a Bolsa de Valores de Nova Iorque quebra no ano de 1929, ocasionado uma crise mundial e um altíssimo desemprego.
A Crise de 29 pode ser usada, na sua redação, para solidificar argumentos que estejam relacionados de alguma forma à temas de economia, desemprego, instabilidade econômica e consumismo.
Também é possível realizar uma comparação entre essa crise e aquela de 2008.
A Revolução Industrial se refere ao período que marcou o desenvolvimento da industria. Existiram, na história da humanidade, três revoluções mundiais, nos séculos XVIII, XIX e XX. Assim, não se esqueça de deixar claro no seu texto à qual delas você está se referindo.
Todas as revoluções industrias implicam na substituição dos meios de produção e na alteração, de certa forma, da economia. Porém, todas essas mudanças geram consequências que impactam, das mais variadas maneiras, a sociedade. Entre elas, podemos citar: baixos salários, condições inadequadas de trabalho e protestos de trabalhadores.
Assim, você pode utilizar uma das três revoluções industriais como repertório em textos que abordem temas como o consumismo, a industrialização, o mundo do trabalho, a poluição e a exploração dos trabalhadores. Você pode também realizar uma comparação entre mais de uma revolução, se isso estiver de acordo com o seu tema.
A Ditadura Militar brasileira se inicia no ano de 1964, através de um golpe. Assim, instaura-se um regime militar caracterizado pela propaganda política, a censura e as perseguições.
Você pode usar a Ditadura em temas que abordem a resistencia, a democracia, a liberdade de expressão, a censura e a perseguição política. Você pode também fazer um paralelo da Ditadura Militar no Brasil com outras ditaduras em demais países.