São muitos os fatores que implicam no resultado de uma empresa no mercado atual, já que não é o capital da empresa ou seu porte o que definirá o seu sucesso.
O mercado atual exige cada vez mais das empresas e é necessário uma análise holística, constante e dinâmica. A mudança no mercado ocorre, muitas vezes, de maneira intangível, mas impacta no resultado das empresas de forma direta. Por isso, a empresa que estuda as tendências de mercado aumenta suas chances de sucesso, ainda que seja um entrante no empreendedorismo.
Além disso, um estudo sobre o comportamento do cliente também é relevante. Visto que o comportamento do cliente é estimulado para que ele mude o tempo todo.
Por isso, uma empresa deve acompanhar a necessidade do seu cliente para que possa entender as demandas. Também há outros fatores que devem ser analisados, como o que a sua empresa controla e o que não controla referente aos fatores internos e externos. Bem como, deve analisar qual é o diferencial competitivo da sua marca.
Certamente essas informações são de grande valia para que um plano de ação possa ser elaborado pela gestão de maneira que a empresa possa elevar as chances de alcançar visibilidade e valor de mercado.
Entretanto, essa visibilidade precisa ser corroborada por um fluxo interno que seja funcional e estratégico. Já que não é necessário apenas aumentar o número de vendas, é fundamental amparar o cliente em todas as etapas de seu processo.
Portanto, a gestão do estoque e da logística devem ser feitas de maneira contínua, de modo que a empresa evite não ter disponibilidade de um produto no qual já foi vendido, ou ainda, não entregar as compras dentro do prazo estipulado.
Visto que esses são fatores que geram reclamações de clientes insatisfeitos e tais reclamações podem derrubar a marca de uma empresa, ainda que o marketing digital seja estratégico.
No mercado atual todas as empresas de todos os portes possuem o mesmo risco de não atender o cliente em sua totalidade. Já que o comportamento do cliente que era passivo mudou completamente na era digital, se tornando um cliente ativo e exigente que as empresas se adequem a essa realidade de mercado para que não fiquem aquém do seu potencial.