Daqui é exatamente um mês, milhões de brasileiros de todas as regiões do país estarão realizando o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), mais conhecido como Enem dos concursos. De acordo com as informações oficiais, os candidatos disputarão um pouco mais de 6,6 mil vagas distribuídas em 21 órgãos da administração pública federal.
Existe muita expectativa em relação a essa prova, porque esse será o maior concurso público realizado da história do Brasil. O exame seria realizado no último mês de maio, mas devido ao desastre ambiental que assolou o Rio Grande do Sul, o governo federal decidiu adiar a prova para todo o Brasil.
Como falta apenas um mês para a realização da prova, é natural que muitas pessoas comecem a se informar um pouco mais sobre este exame. Nesse artigo, Vvamos citar as principais informações para que você fique bem informado em relação ao tema.
O que se sabe sobre os horários da prova
De acordo com as informações do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, os escritos para os blocos de nível superior deverão responder a 20 questões objetivas de múltipla escolha, sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico.
Para os candidatos do bloco de nível médio, serão 20 questões objetivas também de múltipla escolha, além de uma redação.
Já no período da tarde, os portões deverão Abrir às 13:00 também pelo horário de Brasília. Os candidatos dos blocos de nível superior deverão responder a 50 questões objetivas de múltipla escolha de conhecimentos específicos.
Os inscritos no bloco de nível médio deverão realizar mais 40 questões objetivas também de múltipla escolha. Vale frisar que as provas para o nível médio não deve incluir questões dissertativas, apenas a redação que será realizada no período matutino.
Turno matutino
- Abertura dos portões: 7h30;
- Fechamento dos portões: 8h30;
- Início da aplicação: 9h;
- Duração da prova: 2h30
Turno vespertino
- Abertura dos portões: 13h;
- Fechamento dos portões: 14h;
- Início da aplicação: 14h30;
- Duração da prova: 3h30.
O que se sabe sobre o cartão de confirmação
Ainda de acordo com informações do Ministério da Gestão, o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível a partir do próximo dia 7 de agosto. É justamente nesse documento que o governo deverá detalhar dados como os locais de provas, por exemplo.
Se preferir, o candidato poderá acessar o documento através da área do candidato, o mesmo local em que o cidadão realizou a inscrição. Vale frisar que para entrar nesse sistema é preciso ter login com a sua conta gov.br.
O que se sabe sobre os locais de prova
Segundo o governo federal, mesmo com o adiamento da prova, devido ao desastre que ocorreu no Rio Grande do Sul, todas as 228 cidades que foram confirmadas para a realização do exame de maio seguem confirmadas para o próximo dia 18 de agosto.
Vale frisar que no início do mês, o ministério abriu uma oportunidade para que os candidatos de todo o Brasil solicitassem uma mudança do local da prova. Este prazo, no entanto, já chegou ao fim.
Esse direito foi concedido apenas aos candidatos que residem no Rio Grande do Sul. O governo também abriu uma janela de oportunidade para que as pessoas pedissem a devolução do dinheiro da taxa de inscrição. Nesse caso, o direito foi aberto a todos os candidatos do país.
Quem realizou o pedido pela devolução da taxa de inscrição, deve receber o dinheiro de volta apenas depois da realização da prova. O governo federal não informou quantas pessoas desistiram de realizar o exame.
Ao todo, espera-se que mais de 2 milhões de brasileiros de todas as regiões do país realizem a prova do Enem dos Concursos no próximo dia 18 de agosto.