O Governo Federal não bloqueia de forma automática as pessoas que não atualizam os dados do Cadúnico. De acordo com informações do Ministério da Cidadania, a exclusão dos nomes dos cidadãos que estão nesta lista do poder executivo não acontece necessariamente dessa forma. Isso pode fazer diferença no momento do pagamento de programas sociais.
Pelas regras gerais, um cidadão precisa atualizar o Cadúnico sempre ao menos uma vez a cada dois anos. Porém, imagine, por exemplo, que uma pessoa que está nesta lista chega ao seu 24º mês sem atualização. Ele não sairá da lista imediatamente no 25º mês por falta de atualização.
Mas atente para o fato de que isso não quer dizer que a possibilidade de exclusão não exista. Segundo o Governo Federal, a partir do momento que o cidadão deixa de atualizar o Cadúnico, ele passa a ter uma chance maior de sair desta lista, o que pode atrapalhar o processo de recebimento do Auxílio Brasil.
Esse sistema pode explicar o motivo de algumas pessoas seguirem dentro do Auxílio Brasil mesmo sem atualização do Cadúnico. É que de acordo com essas regras, o processo de exclusão não é automático. De todo modo, o cidadão que não faz essa atualização tem mais chances de ter problemas em sua conta.
Algumas pessoas, por exemplo, podem imaginar que ao atualizar o Cadúnico, elas podem perder o benefício que estão recebendo neste momento. No entanto, o cidadão que não faz essa atualização também corre um risco até maior de acabar de fora dos programas sociais dos quais faz parte.
De acordo com o Ministério da Cidadania, o Cadúnico não é a única fonte de informações do Governo Federal. Hoje, eles possuem uma série de banco de dados que podem servir como base para analisar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.
Então mesmo que um indivíduo tente esconder alguma informação do Cadúnico, o Governo Federal conseguirá descobrir esse dado através de outra fonte. E neste caso, eles poderão cancelar o benefício por inconsistência de dados.
Vale lembrar ainda que o ato de mentir no Cadúnico pode acabar prejudicando outras pessoas. Isso porque o cidadão pode tirar uma vaga de uma família que precisa mais desta ajuda neste momento.
Do ponto de vista do Governo Federal, todos os projetos sociais usam as informações do Cadúnico para descobrir quem são os cidadãos que devem entrar nas folhas de pagamento de cada um dos programas sociais.
O Auxílio Brasil, por exemplo, exige que os cidadãos estejam dentro do Cadúnico. Esse também é o sistema do vale-gás nacional. A Tarifa Social de Energia Elétrica também é um projeto que faz essa exigência.
Alguns programas de caráter estadual também analisam os dados desta lista. O cidadão que ainda não está no Cadúnico, precisa entrar em contato com a Prefeitura da sua cidade para entender como o processo de entrada funciona por lá.