Saber falar não para o chefe é algo que, para muitas pessoas, é impossível. O estresse, a ansiedade e até mesmo o medo de falar “não” podem provocar muitos desconfortos no trabalho. Afinal, a sobrecarga e o esgotamento mental tendem a surgir quando simplesmente aceitamos tudo da outra pessoa, especialmente quando essa “outra pessoa” é o nosso chefe.
Sendo assim, devemos mudar a ideia de que o nosso chefe “manda” em nós. Ele está ali para liderar e direcionar o nosso caminho. “Mandar” é uma palavra muito forte, que pode desencadear a submissão do colaborador, fazendo com que este se sobrecarregue em prol de todas as vontades do chefe.
Por isso, é de suma importância aprender a falar não para o chefe de maneira cordial, a fim de criar uma rotina de trabalho mais equilibrada e saudável. Veja as nossas sugestões ao longo do conteúdo para saber mais.
Entenda, antes de qualquer coisa, que o “não”, não é algo agressivo ou desrespeitoso. Muito pelo contrário! Dizer não pode demonstrar o seu respeito pelo outro, pois você deixa claro que não poderá atender às expectativas naquele momento, diminuindo as chances de frustração, por exemplo.
Com isso em mente, vamos às dicas?
Antes de sair “distribuindo nãos”, você precisa saber quais são as suas obrigações diárias. Se há algo que você deve fazer, quando surge a necessidade, é claro que você não deve dizer não (salvo em casos de prazo curtíssimo ou algum problema no trabalho). Entender o que precisa ser feito todos os dias pode lhe ajudar a saber dizer não para urgências não relacionadas a você.
Mantenha uma rotina de trabalho bem estruturada, com um bom cronograma e procure permitir uma pequena folga de 30 minutos, mais ou menos, para os imprevistos. Caso não haja nenhum naquele dia, você poderá adiantar algo de outro dia. E, caso haja, você poderá resolver sem grandes dores de cabeça.
Não diga apenas “não” de uma maneira fria. Aprenda a se colocar no lugar do outro!
Para falar não para o chefe de maneira cordial você pode demonstrar que gostaria de ajudar, dando algumas sugestões, mas apresentando que naquele momento essa ajuda não é possível. Seja devido à rotina corrida, ou a outro impasse.
Quando um problema surgir com um prazo muito curto e você não puder ajudar, apresente os outros prazos que também estão se esgotando. Vale falar sobre o que você precisa fazer, apresentando dados importantes sobre a sua rotina de trabalho. Isso dará subsídios para que seu chefe compreenda o “não”.
Tenha sempre bons argumentos. Não se baseie apenas na sua opinião! Apresente dados, números e fatos que podem lhe ajudar a dizer não. Por exemplo, se o seu chefe insistir em algo que dará mais prejuízo do que lucro, apresente dados e números que provem o que você está afirmando. Assim, a conversa será muito mais fluída e todos compreenderão um ao outro.