A fadiga ocular é uma realidade na vida de milhares de pessoas, especialmente daquelas que precisam trabalhar em frente ao computador ao longo de todo o dia.
Por isso é tão importante aprender quais são os cuidados essenciais quando o cansaço nos olhos aparece, para assim ter uma vida mais saudável.
Veja abaixo as nossas dicas.
A fadiga ocular é um problema recorrente na era digital. Afinal, passamos grande parte do tempo na frente do computador, focados em uma tela brilhante dentro de um ambiente que pode propagar ainda mais o cansaço nos olhos.
Para reverter a situação, precisamos observar todo o espaço em nossa volta. Veja o que você pode fazer para amenizar o problema:
A iluminação no seu ambiente de trabalho precisa ser adequada às suas necessidades. Para isso, evite usar uma iluminação muito clara ou intensa, ou então, muito escura e que faça com que a iluminação do computador atinja os olhos de uma forma muito profunda.
O ideal é que haja um equilíbrio entre a iluminação do ambiente e da tela, onde a tela não brilhe mais que o espaço e o espaço não seja capaz de ser refletido na tela do computador.
Veja também: O que causa a falta de concentração? Como reverter a situação?
Seguindo o raciocínio acima, o brilho refletido na tela do computador, nas mesas, superfícies e paredes também deve ser diminuído.
O ideal é que a parede atrás do seu computador tenha uma pintura mais escura (como cinza) e seja fosca, evitando que o brilho venha a ser refletido diretamente nos seus olhos.
O monitor também está associado com a fadiga ocular ao longo do dia. Afinal, é para ele que você olha fixamente ao longo da sua rotina de trabalho.
Por conta disso, é essencial que você ajuste o brilho para que fique adequado. Você deve considerar que:
É preciso encontrar o equilíbrio de acordo com todo o espaço em sua volta.
Muitas vezes o cansaço nos olhos está associado diretamente com a secura na região. Isso acontece quando não temos o costume de piscar com uma frequência adequada, prejudicando a visão.
Portanto, procure piscar com mais frequência e se ainda assim sentir os seus olhos muito ressecados, um oftalmologista poderá indicar os melhores colírios para você.
Por fim, faça exercícios para os olhos relaxarem ao longo da sua rotina. Dessa maneira, a cada 20 minutos olhando fixamente para o computador, desvie o olhar para algum objeto distante e foque-o por 20 segundos.
Isso exercitará os seus olhos e impedirá que a fadiga ocular apareça com tanta frequência. Experimente e depois nos conte nos comentários como foi essa experiência para você!