O que causa a falta de concentração? Como reverter a situação?

Entender o que causa a falta de concentração é um bom caminho para recuperá-la de maneira eficiente e assim manter o foco por mais tempo.

Em nosso artigo vamos lhe apresentar algumas considerações importantes sobre o assunto, além de lhe trazer dicas simples para você aplicar no seu dia-a-dia. Acompanhe.

O que causa a falta de concentração?

1- Estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade podem estar diretamente relacionados com a falta de concentração.

A sensação de que nada sai do lugar (estresse) ou que a prova/trabalho é muito difícil para conseguir sucesso (ansiedade) pode bloquear a mente e a impedir de manter o foco no que realmente deve ser mantido.

Por conta disso, saber lidar com as pressões emocionais é essencial para conseguir estabelecer o equilíbrio.

2- Má alimentação

A má alimentação também impacta diretamente nos rendimentos que temos em nossas atividades cognitivas.

Afinal, é a partir de uma alimentação balanceada que podemos ingerir vitaminas importantes para o funcionamento do nosso cérebro.

3- Noites mal dormidas

As noites mal dormidas são vilãs para muitos contextos de nossa vida. Ficamos mal-humorados, estressados, ansiosos e cansados ao longo de todo o dia.

Por conta disso, uma boa noite de sono impacta diretamente na concentração.

4- Falta de exercícios físicos

Quando não praticamos exercícios físicos, a tendência é que não gastemos energia o suficiente e também diminuímos o nosso rendimento em outras atividades.

Afinal, os exercícios, além de prazerosos, equilibram questões e funções em nosso organismo, melhorando inclusive a nossa concentração.

5- Falta de rotina

Não ter uma rotina de estudos ou trabalho é um verdadeiro tiro no pé. Quando passamos a seguir uma vida nada regrada, nossa mente não estará preparada para manter o foco em determinado momento, de maneira abrupta.

Por isso o melhor caminho é sempre seguir uma rotina estruturada, com pausas suficientes e bem divididas.

6- Ultrapassar os limites saudáveis

É comprovado cientificamente que o cérebro humano só mantém a concentração por, no máximo, 45 minutos. Passado este tempo, ele se desfoca e “cansa” de pôr suas energias em uma só coisa.

Por conta disso, procure fazer pausas de tempos em tempos, para dar aquele “restart” na sua rotina e no seu foco.

Como melhorar a concentração?

Entendido o que causa a falta de concentração, veja agora quais são as nossas dicas para melhorar a sua atenção durante as tarefas cotidianas:

1- Prepare-se para o momento de foco

É importante que você crie o momento do seu foco. Isto é, prepare o ambiente, deixando à mão tudo o que você precisa.

Além disso, crie um espaço que seja adequado para a sua atividade. E tenha uma preparação para o momento. Marque um horário em sua agenda e relembre sempre.

Assim, quando chegar o momento, você terá evoluído mais “naturalmente”, e não largado tudo para se concentrar.

2- Pratique técnicas de relaxamento

Quando a ansiedade bater diante de um momento de foco, as técnicas de relaxamento podem lhe ajudar a voltar ao estado inicial.

Exemplo: Meditação, técnicas de respiração, etc.

3- Durma e alimente-se bem

Alimente-se bem e procure praticar uma boa higiene do sono. Este tipo de cuidado melhorará e muito a sua capacidade de manter uma rotina mais interessante e com foco.

4- Cuide do conforto – mas não exagere

Esteja confortável durante o momento de concentração, porém, não exagere. Afinal, o confortável da sua cama poderá induzir ao sono, por exemplo. E por isso você deve estabelecer limites, em uma cadeira confortável, no espaço adequado.

Entendido o que causa a falta de concentração e as possibilidades de melhorar o quadro, agora você pode ter um dia-a-dia mais rentável para você.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.