O Governo Federal pretende anunciar ainda este mês as novidades do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). A ideia é criar um novo modelo habitacional. Por isso, a expectativa é de que não sejam usadas as mesmas regras e critérios do projeto Casa Verde e Amarela (CVA), na construção de novas moradias.
O programa Minha Casa, Minha Vida será relançado pelo presidente Lula ainda este mês, afirmou Rui Costa, Ministro da Casa Civil em entrevista no último domingo. Na oportunidade, ele declarou que a meta é dar maior atenção ao público de baixa renda.
Costa adiantou que o lançamento, bem como, o anúncio das novidades do programa, serão feitos no estado da Bahia no dia 14 de fevereiro.
A estimativa é que sejam entregues cerca de 40 mil habitações a população de baixa renda ainda este ano.
O ministro adiantou algumas novidades.
“Nesse dia (14) também publicaremos as novas diretrizes do Minha Casa Minha Vida”, pontuou. “Eles tinham extinto a primeira faixa, que é a faixa destinada às pessoas mais carentes, então nós retomamos o programa e daremos nessa largada prioridade também para concluir obras paralisadas”.
O chefe da Casa Civil ainda comentou a falta de repasse de recursos sofrida pelo programa nos últimos anos. As construtoras diminuíram os lançamentos no segmento em decorrência da baixa atratividade dos projetos causado pela alta de juros, crise inflacionária e queda da renda por parte da população.
O ministro disse que no dia seguinte a visita de Lula à Bahia, o presidente seguirá para Sergipe, onde irá anunciar a duplicação de estradas e novas rodovias.
Segundo ele, o presidente deverá cumprir sua agenda de viagens e realizar a inauguração de obras em todas as semanas dos próximos dois meses.
Rui Costa adiantou que será criado um aplicativo para que gestores, de todas as esferas, cadastrem obras incompletas. Ele informou ainda que existem projetos parados desde o período em Dilma Rousseff (PT), era presidente.
Para participar do programa e poder ter seu imóvel financiado, é preciso estar de acordo com uma das faixas de renda pré-estabelecidas. São elas:
É importante destacar que um dos critérios é não participar de nenhum outro projeto de habitação social e possuir uma renda igual ou inferior a R$7.000,00 mensais.