A Black Friday está chegando! No próximo dia 26 ocorre um evento muito importante para o comércio. No entanto, para que você consiga fazer deste evento uma oportunidade de negócio, é necessário que se atente a algumas questões.
Primeiramente, faça uma gestão holística considerando um possível aumento de vendas em determinados produtos. Sendo assim, ao destacar um produto dentro da Black Friday é importante que você verifique se possui estoque suficiente para um aumento de demanda; bem como, analise a logística da sua empresa para que possa entregar ao cliente o produto dentro do prazo prometido.
Uma grande reclamação oriunda de clientes frequentes de e-commerce é a alteração no prazo de entrega após a efetivação da compra. Porém, mais grave do que postergar a entrega do produto ao cliente, é avisá-lo que não pode atender a sua região, apenas dias após a efetivação da compra; esse fato deve ser barrado no processo de compra.
Esse problema recai no atendimento da empresa que precisa atuar de maneira dinâmica. Porém, é necessário que a logística e estoque da empresa sejam gerenciados de modo que essa reclamação não sobrecarregue a equipe do atendimento. Já que o atendimento, de forma geral, não possui autonomia para resolver essas questões.
Além disso, esse fluxo sempre começa no planejamento do evento, tanto a Black Friday, o Natal, como qualquer outra data comemorativa deve ser planejada estrategicamente pelo e-commerce; principalmente eventos tão importantes como estes citados.
Estamos numa retomada econômica gradual no período pós pico da pandemia. Sendo assim, verifique se a sua empresa comporta esses fluxos de vendas elevados para que você possa fazer da Black Friday uma oportunidade de negócio e não uma maneira de negativar a imagem da empresa.
Uma vez que perder clientes – ou atendê-los parcialmente – em épocas tão importantes, pode ser uma questão de difícil reversão. Sendo assim, aproveite o evento para que você gere programas de fidelização, cupons de descontos progressivos, dentre outros estímulos diretos para o cliente.
Todos os processos de compra são relevantes para a empresa. Sendo que o comprometimento com cliente é uma das maiores maneiras de fidelização de uma marca; ao passo que, eventos como a Black Friday são atrativos relevantes para aumentar o número de visitantes do seu site, transformando-os em leads, e, posteriormente, aumentando o fluxo de vendas. Sendo assim, gerencie estrategicamente a Black Friday como uma oportunidade para a sua empresa.