O cenário para os concurseiros do Rio Grande do Sul está agitado e cheio de expectativas. Após a divulgação do contrato firmado entre o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e a Fundação Getulio Vargas (FGV), a possibilidade do novo edital do concurso TJ-RS ser publicado nos próximos dias ficou ainda mais concreta.
O interesse cresceu exponencialmente, já que a seleção está cada vez mais próxima de se tornar realidade, criando um ambiente de preparação intensa entre os que desejam ingressar na magistratura gaúcha.
Com a oficialização da FGV como organizadora, muitos já analisam o histórico da banca para entender o perfil das provas futuras. A entidade tem fama de provas bem elaboradas, exigentes e com cobrança criteriosa de conteúdos jurídicos.
O edital do TJ-RS tende a oferecer 30 vagas imediatas para juiz substituto, além de cadastro de reserva, contemplando ainda reserva de vagas para pessoas com deficiência, candidatos negros e indígenas.
Quem almeja a posição precisa de diploma de bacharel em Direito e comprovação de, no mínimo, três anos de atividade jurídica profissional. Outro ponto indispensável é a aprovação prévia no Exame Nacional da Magistratura (Enam), agora essencial para participar de qualquer seleção para juízes no país.
A remuneração inicial anunciada é de R$ 30.505,36.
O concurso do TJ-RS é composto por diversas etapas, tornando-o um dos mais rigorosos do setor público. Inicialmente, há uma prova objetiva seletiva, que elimina e classifica os candidatos. O conteúdo dessa fase é pautado pela Resolução nº 75/2009 do Conselho Nacional de Justiça.
Os aprovados na objetiva enfrentam duas provas escritas: uma discursiva e outra de sentença (Cível e Criminal). Após, inicia-se uma série de exames e avaliações eliminatórias envolvendo análise de vida pregressa, investigação social, exames de sanidade e avaliação psicotécnica.
A prova oral é realizada em sessão pública, testando conhecimento técnico, argumentação e domínio da linguagem jurídica. O concurso termina com a avaliação de títulos, atribuindo pontos extras na classificação final.
Para mais informações, acesse o site Notícias Concursos.