A expansão de franquia é uma possibilidade para inovar nos negócios. Mas, você sabe como ela funciona? E, além disso, sabe como é possível realizar esse processo? Estas são as perguntas que pretendemos responder com este artigo.
Todas as pessoas que possuem um negócio têm o sonho de aumentar sua empresa e ter visibilidade no seu ramo de atuação cada vez maior. No caso das franquias, expandir significa conceder o direito aos franqueados de replicar a marca, abrindo novas unidades.
Assim, ambos os envolvidos compartilham metas e prazos, a partir do suporte dado pela franqueadora para criar a unidade, além de todo o know-how do negócio. Todos os acordos estão presentes na COF (Circular de Oferta de Franquia).
Para realizar este processo é preciso que os envolvidos fiquem atentos às seguintes colocações. Acompanhe:
Muitos proprietários de franquias ficam inseguros quanto ao momento certo de expandir, mas saiba que este modelo é o que permite a conquista de novos mercados de maneira mais rápida.
Mas, entretanto, é preciso analisar a viabilidade da empresa para expandir o negócio. Afinal, é fato que, expandir a franquia não significa somente abrir novas unidades e fornecer o direito de uso da marca.
Perceba como está o mercado atual do seu negócio e como ele se comporta. Além disso, você precisa prever o volume de vendas e os custos operacionais. Construindo o planejamento financeiro a curto prazo da empresa, é possível analisar como está de fato a situação dela. Já o planejamento financeiro a longo prazo, poderá dar uma ideia das prospecções de gastos e receitas, além de um norte para avaliar até onde você pode ir com a expansão.
Avalie se a parte burocrática e jurídica está atualizada e dentro da conformidade necessária com as leis que devem ser atendidas. Saiba se há necessidade de adaptações legais, se as obrigações estão em dia, se existem processos e operações que precisam ser reavaliados e, principalmente, se o seu negócio atende a Lei das Franquias.
Procure ajuda com especialistas se for necessário, mas deixe tudo em dia.
Entre os principais benefícios de se expandir uma franquia tem-se:
O geomarketing realiza uma avaliação detalhada dos locais que podem ser os melhores pontos comerciais para a instalação das unidades para, assim, fazer a expansão da franquia. Para isso, é utilizada a inteligência de dados.
Ele pode se utilizar dos meios digitais para medir a localização dos seu público-alvo e obter resultados positivos para a franquia.
Cada um dos envolvidos tem a sua parcela de participação: o franqueador irá expandir o negócio, dará suporte necessário para a unidade, investindo especialmente na sua expansão. Ao franqueado cabe realizar os investimentos iniciais e providenciar o capital de giro, bem como seguir à risca os processos realizados pela franqueadora.
Esse fator fará toda a diferença para que a franquia tenha sucesso. Sendo assim, você precisa saber:
Avalie a afinidade do empreendedor com o ramo de atuação da sua franquia, pois, de nada adianta ele ser introspectivo e querer trabalhar com vendas, por exemplo.
A participação do franqueador no início do funcionamento da unidade é fundamental para que ela seja de sucesso. Por isso, acompanhe o cotidiano da empresa, personalize os processos, tire dúvidas e repasse o máximo possível de informações sobre o negócio.
Em resumo, para expandir a sua franquia, conheça o seu empreendimento, principalmente nas áreas financeira e operacional, e busque franqueados que tenham afinidade com o negócio. Sempre ouça o que eles têm a dizer e estabeleça uma comunicação aberta.
Por fim, estude sobre o assunto, pense bem e veja se aumentar sua franquia é algo que realmente irá valer a pena. Observe como seu negócio tem se desenvolvido ao longo do tempo e, assim, se parecer realmente algo rentável e positivo, não tenha medo de tentar!
Boa sorte em sua expansão!