A exosfera é a parte mais superficial da atmosfera da Terra, considerando a superfície. A saber, ela que precede o espaço sideral.
Ademais, ela fica localizada acima da termosfera, além disso ela tem cerca de 1000 quilômetros de altitude a partir da superfície do nosso planeta.
Contudo, essa distância pode mudar de acordo com o ciclo de atividades do Sol, fazendo com que a exosfera possa chegar a 500 quilômetros de altitude.
No entanto, alguns cientistas não consideram a exosfera uma superfície da atmosfera. Desse modo, ela pode ser considerada uma parte da termosfera ou do espaço sideral.
As camadas do planeta Terra podem aparecer em diversas provas de vestibulares e do Enem “Exame Nacional do Ensino Médio”. Por isso fique ligado no assunto, acompanhe o artigo e fique por dentro!
A exosfera é muito rarefeita o que deixa o que deixa as colisões entre as moléculas extremamente raras.
A saber, os gases encontrados na exosfera são o hélio e o hidrogênio, por isso nela não é impossível encontrar ar para respirar e a temperatura pode alcançar até 1000° C.
Além disso, a exosfera possui uma distância gigantesca do planeta Terra, e por isso lá ficam alocados os satélites artificiais, ou seja, os de comunicações e meteorológicos.
Todavia, como falamos acima é a camada da Terra que possui menor densidade, pois suas moléculas são rarefeitas.
A atmosfera possui outras camadas além da exosfera, são elas:
E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Exosfera?
Não deixe de ler também – Camadas da Atmosfera: Conheça todas elas.