A numismática, a ciência que estuda moedas, tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil. A beleza das moedas raras reside na sua raridade e na história que carregam.
Quais são os critérios para que uma moeda seja rara?
Os critérios para uma moeda ser considerada rara variam de acordo com vários fatores que influenciam seu valor entre colecionadores e numismatas. Abaixo estão os principais critérios que determinam a raridade de uma moeda:
1. Baixa Tiragem
- Emissão Limitada: Moedas produzidas em quantidades muito limitadas são naturalmente mais raras. Quando um governo ou uma casa da moeda emite uma quantidade restrita de moedas, essas se tornam mais difíceis de encontrar, aumentando sua raridade.
2. Condição da Moeda
- Estado de Conservação: Moedas em condições perfeitas ou em estados de conservação superiores (como “Flor de Cunho” ou “Proof”) são mais valiosas. A ausência de desgaste, arranhões ou oxidação eleva significativamente o valor da moeda.
- Desgaste Natural: Mesmo moedas comuns podem se tornar raras se forem encontradas em estado impecável, especialmente se são moedas antigas, nas quais o desgaste ao longo do tempo é esperado.
3. Idade da Moeda
- Antiguidade: Moedas antigas, especialmente aquelas de civilizações ou épocas históricas que já não existem, são altamente valorizadas. A idade, combinada com a preservação, pode aumentar significativamente a raridade.
- Descontinuidade: Moedas de períodos históricos específicos que não foram mais cunhadas ou substituídas por novas versões também podem ser consideradas raras.
4. Erro de Cunhagem
- Erros Não Intencionais: Moedas que foram emitidas com erros não intencionais, como falta de detalhes, impressão dupla, borda cortada ou outros defeitos, são extremamente raras, pois muitas vezes são recolhidas e destruídas logo após a descoberta do erro.
5. Descontinuação ou Retirada de Circulação
- Descontinuidade de Circulação: Moedas que foram retiradas de circulação por mudanças no sistema monetário ou por reforma podem se tornar raras, especialmente se poucas foram preservadas em boas condições.
Valor das Moedas com Reverso Invertido
Em termos simples, uma moeda com reverso invertido é aquela em que o lado reverso (geralmente a face que apresenta o valor da moeda ou algum emblema) está de cabeça para baixo quando comparado ao anverso (normalmente a face com a efígie ou o brasão). Esse tipo de erro de cunhagem pode ocorrer por diferentes motivos, como falhas na configuração das prensas durante o processo de fabricação. Esse tipo de erro pode aumentar consideravelmente o valor de uma moeda
A Moeda de 5 Centavos que pode valer até 1600 vezes mais
Se você tiver uma moeda de 5 centavos que possui o erro do reverso invertido, ela pode valer muito mais do que seu valor facial. Assista ao vídeo abaixo exclusivo do Notícias Concursos e saiba todos detalhes:
Como vender suas moedas valiosas?
Maioria absoluta das pessoas que possuem moedas raras, e desejam vende-las, reclamam da dificuldade para isso. Existem diversas formas para vender suas moedas raras. Além de lojas especializadas e leilões, grupos de facebook, marketplaces online(como mercado livre e shopee) e venda direta para colecionadores também são uma excelente plataforma para vender moedas raras.
Venda de Moedas com Erros(Moedas com Anomalias)
São as moedas mais fáceis de vender. Se você tiver alguma moeda com erros tem 4 formas recomendadas:
Venda para o Notícias Concursos
Participe do grupo whatsapp de Moedas Raras e entre em contato com algum administrador, preferencialmente com vídeos de sua(s) moeda(s) com erro(s).
Obs: se sua moeda não tem erros, não adianta esta modalidade. Assim como, não entre em contato para tirar dúvidas. Há uma demanda muito grande de compradores
Venda para Colecionadores
Pesquise no google pelo termo “colecionador moedas” e aparecerão inúmeros sites de colecionadores de moedas. Assim basta usar o formulário de contato do site ou telefone disponível
Venda por grupos de Facebook
No facebook é possível encontrar dezenas de grupos focados na compra e venda de moedas raras, conforme imagem abaixo:
Venda Direta em “sites”(marketplaces)
Caso tenha interesse em vender suas moedas diretamente, uma ótima opção também é anuncia-las nessas plataforma de vendas. Muitas pessoas comercializam diariamente moedas pela shopee e mercado livre. Basta criar sua conta e cadastrar seu produto(moedas).
Venda de Moedas Comemorativas
Caso você tenha Moedas das Olimpíadas ou Moedas Comemorativas que não tenha erros(anomalias) saiba desde já que elas não possuem valor tão elevado e dificilmente colecionadores comprarão, até porque eles já devem ter em estoque uma grande quantidade destas moedas. Recomendamos 2 formas:
- Venda em Grupos Facebook
- Venda Direta em Sites(marketplaces)
Os detalhes já explicamos anteriormente.
Venda de Moedas e Cédulas Antigas
Moedas Antigas são as mais complexas para vender, até porque exige de profissionais mais capacitados para uma melhor avaliação. Neste caso temos 4 recomendações
- Site de Leilões: você pode pesquisar no google por “leilão de moedas” e oferecer suas moedas para os sites encontrados, que podem comprá-las ou colocar no leilão e após a venda dividir o lucro.
- Venda para Colecionadores: Pesquise no google pelo termo “colecionador moedas” e aparecerão inúmeros sites de colecionadores de moedas. Assim basta usar o formulário de contato do site ou telefone disponível
- Venda em Grupos Facebook
- Venda Direta em Sites(marketplaces)
Para o itens 3 e 4 é importante que antes você tenha uma avaliação da moeda por especialistas( item 1 e 2) de forma a saber o real valor, assim como consultar catálogos de moedas ou canais especializados de moedas raras no youtube