Evitar náuseas na gravidez é o objetivo de milhares de mulheres que se sentem muito sensíveis a cheiros, alimentos e até mesmo produtos de limpeza. O desconforto causado pelos enjoos pode impedir que a mulher consiga desempenhar as suas tarefas do dia a dia com coesão e tranquilidade. Por isso, recorrer à formas de aliviar o problema é o primeiro passo para viver a gestação da melhor maneira possível.
Com isso em mente, buscamos informações de especialistas que apontam medidas que podem diminuir os enjoos da gestante. Acompanhe e entenda.
Evitar náuseas na gravidez é o sonho de qualquer mulher, especialmente das mais sensíveis. Veja quais alternativas podem lhe ajudar a minimizar esse incômodo tão recorrente:
Aromas, como de cosméticos, produtos de limpeza e alimentos, podem causar os temidos enjoos na gravidez. Isso se deve ao fato de que a mulher está muito mais sensível aos odores, e todo excesso poderá desencadear a sensação de mal-estar. O mesmo vale para alimentos com sabores intensos.
Pela manhã, antes de sair da cama, coma uma bolacha de água e sal para ter “algo no estômago” antes de simplesmente se levantar e começar a rotina. Assim você diminui as chances de ter aquele enjoo matinal que toda mulher grávida conhece.
Ficar muito tempo sem comer também é um risco. Por isso, alimente-se a cada 2 ou 3 horas, de forma adequada às suas necessidades nutricionais e baseando-se em uma dieta saudável e rica em alimentos naturais.
Praticar exercícios durante a gestação é indispensável para evitar as náuseas. Porém, se o exercício for muito intenso, o efeito pode ser rebote. Sendo assim, converse com o seu médico para que ele lhe aponte quais exercícios podem ser praticados diariamente.
O limão pode ser um verdadeiro amigo da gestante, devido à sua capacidade de minimizar as sensações de enjoo. Você pode consumi-lo de diversas formas: pingando algumas gotinhas na língua; chupando gelo de suco de limão; bebendo água com limão; acrescentando limão nos seus sucos; etc. Às vezes, apenas o cheiro do limão já alivia o enjoo.
O chá de gengibre é uma excelente infusão para o sistema digestivo, melhorando assim a digestão e diminuindo as sensações de náuseas na gravidez.
Os alimentos frios podem ser mais interessantes durante toda a gravidez, pois tendem a provocar menos náuseas nas mulheres.
Assim como acontece com os cheiros muito fortes, os temperos em excesso também podem desencadear as sensações de enjoo e até provocar os vômitos. Por isso, procure sempre utilizar temperos mais leves e em pouca quantidade durante a gestação.
Por fim, busque manter o seu corpo sempre bem hidratado, consumindo água de coco; água; sucos; chás e vitaminas. Lembre-se que a ingestão de água é de no mínimo 2 litros diários, ao longo de pequenos goles durante todo o dia. Assim você garante mais bem-estar e consegue evitar náuseas na gravidez.