A série “Eu tenho um plano!” tem por objetivo pormenorizar o plano de negócios, detalhando suas necessidades e o motivo de cada etapa.
As explanações estão em série, uma vez que objetivam que as etapas do processo fiquem clarificadas. Importante considerar que para cada empresa há particularidades que exigem adaptações.
Dividimos a série “Eu tenho um plano!” em sete partes. Nesta sétima e, portanto, última parte, falaremos sobre as análises dentro de um plano de marketing e ainda sobre gerar valor e ter, finalmente, uma visão holística com caráter real.
Dentro de um plano de marketing, precisará analisar questões e suas variáveis.
Quanto ao plano de marketing é possível descrever todos os produtos, e a forma como são vendidos no momento.
As questões quanto ao seu plano de marketing devem ser:
Como descrevo meu produto?
A qualidade está correlata ao preço?
Como o meu produto se destaca?
O que o meu produto tem como diferencial?
Devo alterar meu segmento? (exemplo de lojas físicas para virtuais)
Como meu cliente saberá que meu produto existe?
No que diz respeito a essas questões, explanamos bastante sobre elas nos artigos abaixo, caso deseje conferir:
Dicas estratégicas de marketing para atrair o cliente
Vender não é objetivo, é consequencia!
O seu negócio tem valor ou apenas preço?
Estratégia não é impulso, é direção!
Como vimos nesta série, o plano de negócios exige que a análise da empresa seja feita de forma holística, levando em consideração a situação atual e as hipóteses futuras.
Ainda necessita de atuação nas imprevisibilidades simultaneamente a rotina da empresa, o que pode ser um desafio.
Pede por análises o tempo todo e é necessário levar em consideração todas as possibilidades de uma empresa dentro desse planejamento.
O plano de negócios contempla a empresa inteira, entretanto, a execução exige faseamentos e acompanhamentos.
Elaborar um bom plano de negócios é um dos caminhos para seu sucesso!