Equilibrar trabalho, família e escola pode ser um grande desafio. Se você vive essa realidade sabe como essa dinâmica pode ser extremamente cansativa. Há quem não aguente uma rotina assim, afinal, tudo parece conspirar contra.
Entretanto, você deve saber que nada é impossível. Com organização e determinação dá para conseguir conciliar todos os âmbitos da vida. E melhor, ter sucesso em todos.
O que você precisa é de um plano com todas as tarefas. Acompanhe as sugestões a seguir!
Escreva em uma planilha do dia. Bloqueie coisas que você tem que fazer diariamente, como tirar as crianças da escola, jantar, assim como também tempo para estudar e trabalhar em projetos.
Claro, seu trabalho terá um cronograma definido e você também precisará contornar isso. E não se esqueça de programar algum tempo ocioso – talvez para seu programa de TV favorito ou um tempo com amigos. Faça o cronograma e cumpra-o: ou tente fazer o máximo possível das tarefas propostas.
Ao planejar seu tempo, anote 3 tarefas que você deve realizar a cada dia. Quando terminar um, marque-o – é uma sensação boa. Assim que suas tarefas estiverem concluídas, faça uma nova.
Desse modo, você pode ver seu progresso concreto – e não ficará sobrecarregado por assumir tarefas demais de uma vez.
Quando você está em casa e quer procrastinar os trabalhos acadêmicos, é fácil pensar nas tarefas banais que precisa fazer. Mas mudar sua mentalidade pode tornar este tempo produtivo.
A roupa, por exemplo, leva um tempo determinado para lavar, então você pode trabalhar os 45 minutos que a máquina está funcionando.
Ao contrário de outras diversas tarefas, que podem distrair e fazer você perder o foco, aqui você está transformando tarefas estúpidas em tempo produtivo consciente.
Em vez de tentar multitarefa, você será mais eficaz se concentrar em um trabalho de cada vez. Estudos mostram que é difícil mudarmos de assunto com frequência.
Deixar de trabalhar em equipe, ajudar seu filho com as tarefas de casa e assistir às aulas online requer mentalidades completamente diferentes. Quanto mais você conseguir realizar uma coisa, antes de pular para outra, mais eficaz será em todas as tarefas.