Educação

Estudo aponta que vacinação irá estimular matrículas no ensino superior

Pesquisa sobre a educação superior no Brasil aponta que, com a vacinação contra a covid-19, as matrículas devem aumentar em faculdades e universidades da rede privada. Os resultados da 3ª edição do levantamento Observatório da Educação Superior: análise dos desafios para 2021 foram apresentados nesta terça-feira (29).

De acordo com o levantamento feito pela Educa Insights em parceria com a Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), entre os jovens entrevistados que já receberam a 1ª dose da vacina, 39% pretendem iniciar um curso de graduação ainda neste ano. Outros 41% desejam começar a graduação no início de 2022.

Por outro lado, entre os jovens ainda não vacinados os números são muito diferentes. Só 16% dos entrevistados afirmaram ter o desejo de começar a graduação no 2º semestre de 2021, enquanto 43% pretendem aguardar o próximo ano letivo para efetuar as matrículas no ensino superior.

Nesse sentido, a vacinação traz mais segurança para os jovens. A pesquisa revela que aqueles que ainda não foram imunizados são os mais inseguros, de modo que 29% não se decidiram sobre quando farão as matrículas em cursos de ensino superior. O percentual de indecisos é de apenas 9% entre os jovens já vacinados.

Busca pelo ensino presencial deve aumentar em 2022

De acordo com Celso Niskier, diretor presidente da Abmes, já houve uma melhora na busca por vagas em faculdades. “A gente percebe que começou a melhorar a procura, especialmente pelo ensino presencial, que foi a modalidade mais afetada durante a pandemia. Mas, está claro que a retomada forte ficará para 2022”, afirmou ele.

A pesquisa foi feita entre 19 e 22 de junho, pela internet. Participaram do levantamento 1.212 homens e mulheres, de 17 a 50 anos, de todas as regiões do país. Clique aqui e confira os resultados das 1ª, 2ª e 3ª etapas da pesquisa.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UnB divulga 2ª chamada da seleção 2021 via Enem.