Milhares de estudantes estão desenvolvendo um projeto espacial por meio de robótica em uma plataforma online. Ao todo, são mais de 11 mil crianças e adolescentes de 250 escolas públicas de todo o Brasil, reunidos através da educação digital, em um programa de auto-aprendizagem.
O aplicativo pode ser instalado em dispositivos móveis como smartphones e tablets. Por meio deles os alunos têm acesso a conhecimentos teóricos e práticos sobre robótica ao longo de 15 aulas de 90 minutos cada.
O Projeto-Piloto Robótica Espacial, é desenvolvido pela UnB (Universidade de Brasília) em parceria com a AEB (Agência Espacial Brasileira) e financiado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação).
Ao longo do curso de robótica espacial, os estudantes serão sujeitos a várias etapas como por exemplo:
As aulas acabam tendo simulações reais, completamente interativas. Os estudantes aprendem o conceito de criação e prototipagem de robôs.
Ademais, eles têm acesso ao uso prático de várias peças como:
Todas essas fases são coordenadas por escolas que fazem parte do projeto de robótica espacial, por meio de um professor que exercerá a liderança durante todas as etapas do processo de aprendizagem.
O aplicativo foi desenvolvido por Alex Roger, colaborador da empresa de tecnologia Bebyte.
A plataforma foi criada com o objetivo de chamar a atenção dos alunos, portanto, conta com um robô virtual denominado “K4T3” para que os estudantes consigam acompanhar as atividades de maneira leve e descontraída.
Além disso, aproxima a escola de processos de trabalho da engenharia, corroborando para o desenvolvimento dos estudantes.
Para conhecer mais sobre o Projeto-Piloto Robótica Espacial, você pode acessar o portal do programa, clicando aqui.
E então, gostou da matéria sobre robótica espacial? Compartilhe com quem precisa saber disso!
Não deixe de ler também – Auxílio BEm: Pagamentos reduzidos e suspensão de contrato serão encerrados em breve.