Hoje contaremos para você qual é o segredo para pastel sempre crocante e sequinho.
Fritar pastéis pode parecer uma tarefa simples, no entanto, se você não estiver atento a alguns detalhes, eles podem ficar molengas e estranhos.
Pensando nisso, nós separamos algumas dicas e um passo a passo bem simples de ser seguido para te passar, e assim, esperamos ajudar você a fritar pastéis de um jeito que eles fiquem sempre crocantes e sequinhos.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final, para obter todas as informações necessárias para fazer pastéis deliciosos e bonitos.
O pastel está entre os pratos mais aceitos e gostosos do Brasil, e é muito difícil encontrar alguém que não goste deles.
Devido a sua massa ser de gosto neutro, nos permite fazer inúmeras combinações de recheios, tanto doces quanto salgados.
Além disso, os pastéis ainda são excelentes opções até para aquelas pessoas que se alimentam de forma saudável, visto que também ficam ótimos quando preparados na fritadeira elétrica, e combinam com qualquer tipo de acompanhamento, como sucos, caldo de cana, refrigerante e até com cafezinho.
No entanto, prepará-los exige alguns cuidados especiais, para ficarem com a massa sequinha e crocante, e por isso, nós separamos uma lista com 5 passos simples para que você coloque em prática no seu dia a dia e tenha pastéis deliciosos todas às vezes que desejar. Confira:
O primeiro passo para fazer pastéis e deixá-los crocantes e sequinhos, é se atentar a temperatura da massa, que não pode estar gelada.
É comum armazenar a massa do pastel na geladeira, e isso faz com que sua temperatura fique mais amena.
No entanto, o ideal para que os pastéis fiquem sequinhos, é fritá-los quando a massa estiver em temperatura ambiente, entre 18 e 22 graus.
Portanto, antes de rechear seus pastéis, retire a massa de dentro da geladeira alguns minutos antes, para que a temperatura da massa esteja no ponto para fritar.
O segundo passo para ter pastéis sequinhos é usar sempre óleo novo na fritura.
Além disso, é necessário se atentar ao tipo de óleo que você irá usar. Para isso, os óleos de milho e girassol são opções melhores do que o de soja, visto que suportam uma temperatura mais alta sem queimar, permitindo que os pastéis cheguem ao ponto de secura e crocância sem queimá-los.
O terceiro passo para ter pastéis sequinhos é se certificar de que o óleo está na temperatura correta, a qual é de 180 graus.
Para isso, existem alguns truques que você pode utilizar para descobrir o ponto certo, e assim, garantir que a massa fique crocante e sequinha. O truque mais comum neste caso é o do palito de fósforo.
Para usar este truque basta que você jogue um palito de fósforo no óleo, e, quando ele acender, está no ponto para iniciar a fritura dos pastéis.
Depois que o óleo estiver na temperatura correta e você já estiver iniciado a fritura dos pastéis, é importante estar atento ao tempo que eles ficam no óleo.
O ponto ideal de fritura para que eles fiquem sequinhos e crocantes, é de 30 a 60 segundos.
Além disso, lembre-se de colocar bastante óleo na frigideira para que os pastéis possam ficar imersos, assim, eles ficarão prontos mais rapidamente.
O quinto e último passo para que você tenha pastéis crocantes, é deixá-los escorrer o óleo em um recipiente forrado de papel toalha.
O papel toalha tem um poder absorvente muito grande que suga todo o excesso de líquidos dos alimentos com uma facilidade impressionante, e por isso, é um grande aliado para quem deseja pastéis crocantes e sequinhos.
Agora que você já sabe qual é o segredo para um pastel sempre crocante e sequinho, é só seguir o passo a passo que ensinamos para não ter mais problemas com pastéis molengas e gordurosos.