O INSS é uma entidade governamental do Brasil encarregada de efetuar os pagamentos de auxílios previdenciários, tais como pensões e aposentadorias, vinculados à Previdência Social. Atualmente, uma grande parcela da população brasileira depende desses pagamentos para sua subsistência, o que torna a autarquia de suma importância.
Apesar disso, há uma parcela da sociedade que pode não estar ciente de um benefício oferecido pelo INSS aos pescadores artesanais do Brasil. O Seguro Defeso é um auxílio concedido aos pescadores artesanais durante o período de defeso, ou seja, quando a pesca não é permitida devido à necessidade de preservar as espécies marinhas.
Esse benefício é conhecido como o auxílio-desemprego do pescador artesanal. Normalmente, ele é concedido quando a pesca não é autorizada durante os períodos de reprodução das espécies. Assim, como resultado, os pescadores ficam impedidos de exercer suas atividades e, consequentemente, perdem sua principal fonte de renda.
O INSS criou esse benefício com o intuito de prover assistência durante esses momentos de carência. Dessa forma, ele funciona de maneira semelhante ao seguro-desemprego padrão, mas direcionado exclusivamente a esse grupo específico da população.
No momento, esse auxílio está disponível apenas em algumas regiões do Brasil, incluindo:
Para requerer esse auxílio, o trabalhador deve cumprir alguns critérios estabelecidos pelo INSS. Esses requisitos incluem:
Adicionalmente, os valores do auxílio estão relacionados a um salário-mínimo vigente, o que significa que os pescadores elegíveis podem receber até R$ 1.320 durante o período em que a pesca está proibida em prol da preservação das espécies marinhas.
Para solicitar o benefício do Seguro Defeso do INSS pela primeira vez, você tem várias opções disponíveis, o que evita qualquer possível duplicação de texto na internet. Eis as formas de fazer isso: