Estas atitudes podem te ajudar a NÃO GASTAR dinheiro desnecessariamente; confira!
Saber como não gastar dinheiro desnecessariamente é fundamental para manter a saúde financeira em qualquer lar. No entanto, às vezes nem percebemos quais são as nossas atitudes que nos levam a gastos desnecessários.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar nessa missão. Acompanhe!
Dicas para não gastar dinheiro desnecessariamente
Apesar de não existir um método infalível de como não gastar dinheiro desnecessariamente, existem ações que, feitas de modo pensado, podem contribuir para uma vida financeira mais interessante e eficiente. Vejamos o que considerar:
1. Evite cadastrar seu e-mail em muitas lojas online
A gente sabe que entrar em uma loja virtual e ser presenteado com um cupom de desconto é algo que chama a atenção. Porém, se você sempre se cadastra ao entrar em qualquer loja, as chances de acabar recebendo muitos e-mails de marketing são grandes.
Consequentemente, esses e-mails, muitas vezes personalizados, podem levar você a querer comprar algo que nem precisa. Cuidado, hein?
2. Reserve um pouco de dinheiro para lazer e presentes
Sabe aquelas comprinhas que amamos fazer no momento do lazer ou na hora de presentear um amigo ou parente? Pois bem, preparar-se para elas com antecedência pode te ajudar.
Ao invés de sempre consumir algo no momento de lazer sem controle nenhum, considere estipular um valor para fazer uma “caixinha” do lazer. Assim, sempre que quiser comprar algo ou presentear alguém, tira dessa caixinha, que é sempre abastecida com um pouco de dinheiro.
3. Sempre analise a fatura do seu cartão de crédito
Acompanhe de perto a fatura do seu cartão de crédito. Afinal, às vezes cometemos o equívoco de comprar coisas “baratinhas”, sem se dar conta que, somadas, elas se tornam grandes.
Portanto, sempre que comprar algo, fique atento para analisar quanto está sendo gasto e se as coisas estão sob controle.
4. Tenha um teto de gasto para cada área da sua vida
Para não gastar dinheiro desnecessariamente, também é importante ter um limite para cada área de sua vida. Quanto pode ser gasto no mercado? No shopping? Nos passeios? Com educação? Tudo isso ajuda na hora de evitar compras impulsivas demais.
5. Não dedique muita atenção às promoções para não gastar dinheiro desnecessariamente
Ficar atento às promoções o tempo todo pode fazer com que você gaste desnecessariamente. Isso porque, ao se deparar com supostos “benefícios” de descontos, você pode equivocadamente querer adquirir um produto que, na realidade, nem precisa.
6. Faça planos do que precisa ser comprado
Precisa de um móvel novo na cozinha? Precisa renovar um pouco o guarda-roupa? Planeje. Quanto dinheiro cada um desses planos precisa? Como você pode economizar um pouco todos os meses para chegar lá?
Esse caminho é muito valioso e pode fazer você não gastar dinheiro desnecessariamente, pois quando não preparamos antecipadamente uma compra, corremos o risco de comprar muito além do necessário.
7. Considere excluir aplicativos que geram custos impulsivos
Por fim, fique atento àqueles aplicativos que levam a gastos impulsivos, como app de alimentação, de transporte, etc.
Muitas vezes, abrimos o aplicativo sem intenção, e nos deparamos com algo que nos leva a gastar desnecessariamente. Fique de olho nisso e boa sorte com suas finanças!