O Governo de Abraham Lincoln compreende um dos períodos mais importantes de toda a história dos Estados Unidos.
Dessa maneira, é essencial que você domine as principais características desse assunto, uma vez que ele aparece com grande frequência nas maiores provas do país, com um destaque especial para os vestibulares.
Abraham Lincoln nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, na cidade de Hodgenville, Estados Unidos. Lincoln era um de três filhos do casal Thomas Lincoln e Nancy Hawks Lincoln.
O início da carreira política de Lincoln aconteceu no ano de 1832. Posteriormente, em 1849, ele seria eleito para a Câmara dos Representantes em Washington.
Abraham Lincoln foi o 16º presidente dos Estados Unidos e foi eleito em 1860, com 40% dos votos. Seu governo se iniciaria no ano de 1861 e terminaria em 1865, um período de intensas transformações nos EUA.
É válido ressaltar que Lincoln foi o presidente que decretou a emancipação dos afro-americanos, que viviam na condição de escravizados, nos Estados Unidos.
Durante o seu mandato, Lincoln irá enfrentar a Guerra Civil Americana, também chamada de Guerra de Secessão. Os embates se iniciam com a revolta dos estados sulistas que não aceitavam o fato do presidente ser contra a expansão do trabalho escravo para os novos territórios que estavam sendo descobertos no momento, com a Marcha para o Oeste. Assim, esses estados queriam lutar contra o presidente e contra os estado do norte para se separar da união.
No ano de 1861, alguns estados sulistas anunciaram que se separariam dos Estados unidos. Eram eles: Carolina do Sul, Alabama, Flórida, Mississipi, Geórgia e Texas. Além disso, esses estados, escravocratas, anunciaram também que formariam a União dos Estados Confederados da América e nomeariam um novo presidente. Até mesmo uma nova bandeira foi criada para os sulistas.
A Guerra de Secessão se inicia de fato no mesmo ano, quando os estados sulistas atacam o forte da União, na Carolina do Norte. Lincoln responde enviando 80 mil soldados para o Sul dos Estados Unidos: era o início dos conflitos.
Assim, durante todo o governo de Lincoln, dezenas de batalha se espalharam por todo o país, causando milhares de mortes e uma situação de extrema instabilidade.
Com mais de 600 mil mortos, a Guerra de Secessão, o maior conflito de todo a história dos Estados Unidos, foi decidida na batalha de Fort Summer, em 1865. A guerra terminaria com a vitória dos estados nortistas e, assim, os estados confederados foram reintegrados à União.
Além disso, no mesmo ano, a lei que o presidente Lincoln havia proposto em 1863 e que libertava os escravos foi aprovada: ocorria, então, a abolição oficial da escravidão nos Estados Unidos.
Após o conflito, os Estados Unidos passaram por um período de reconstrução e Lincoln iniciou seu segundo mandato em 1865. No entanto, ainda existiam muitos ressentimentos da guerra e várias conspirações contra o presidente surgiam a cada dia. O país assistiu também ao surgimento de grupos segregacionistas e racistas, como o Ku Klux Klan (KKK), que não aceitavam a abolição da escravidão. Dessa maneira, no dia 14 de abril de 1865 Lincoln foi atingido por um tiro disparado por John Wilkes Booth. O presidente morreria no dia seguinte.