Para se estabelecer a rotina de uma equipe é preciso conhecer cada integrante do time. Caso contrário, na hora de delegar tarefas você pode acabar dividindo as demandas de um modo pouco produtivo, que faz com que os colaboradores não consigam estabelecer uma rotina de trabalho.
Parece difícil lidar com esses impasses que citamos? Fique tranquilo! Neste texto nós apresentamos um passo a passo para você lidar com essas situações. Acompanhe e confira!
Como estabelecer a rotina de uma equipe?
Conseguir estabelecer a rotina de uma equipe é um passo importante no desenvolvimento de qualquer corporação.
Por meio de uma rotina é possível mensurar resultados, implementar mudanças necessárias e corrigir potenciais equívocos.
Mas, como fazer isso de fato? Veja algumas ideias:
1. Entenda o perfil e as habilidades de cada colaborador
O primeiro passo sempre será conhecer e entender as habilidades profissionais de cada um dos seus colaboradores. Esse conhecimento é uma peça-chave na hora de estabelecer a rotina de uma equipe.
Sem ele, como você poderá saber o que cada colaborador tem a oferecer? Como poderá estabelecer uma rotina, de fato, se nem sabe o que cada um é capaz de fazer em um dia de trabalho? Pois é!
Por isso, comece a se aproximar mais do seu time. Ouça as angústias, as ideias, etc. Também observe as habilidades, construa uma relação próxima e entenda o estilo de trabalho de cada um.
2. Analise os objetivos da empresa
Conheça, também, a sua empresa. Mas conheça de verdade! Para isso, esteja atento aos objetivos e às metas. Assim você terá uma visão mais clara do que deve ser feito e em qual período de tempo.
Afinal, como você pode estabelecer a rotina de uma equipe se, na prática, nem sequer sabe o que deve ser feito e quando deve ser executado?
3. Distribua as tarefas de forma inteligente
Com todos os aparatos em mão (perfil dos colaboradores e metas da empresa), é hora de dividir as tarefas de formas inteligente.
Distribua cada atividade de acordo com os limites de cada colaborador. E seja claro sobre a recorrência de entrega, necessidade de alteração ou não e demais informações para que a atividade seja bem executada.
Lembre-se de permitir que os colaboradores também selecionem aquelas atividades mais condizentes com cada um deles.
4. Estabeleça momentos para reuniões de alinhamento e feedback
Procure criar uma rotina de reuniões de alinhamento. Experimente selecionar um dia da semana para que essas reuniões, mesmo que breves, aconteçam. Desse modo os colaboradores estarão sempre expondo suas dúvidas e realinhando as atividades, para que tudo flua bem durante a rotina de trabalho.
Da mesma forma, crie a cultura de feedback dentro da sua corporação. Pois assim os colaboradores terão a chance de aprender coisas novas, buscando o desenvolvimento profissional.
5. Aposte na implementação de um checklist
O checklist também é uma ótima ferramenta para estabelecer a rotina de uma equipe. Você pode usar opções digitais e compartilhadas entre todos os envolvidos, a fim de garantir que todo mundo saiba o que está acontecendo e quando determinada ação será finalizada.
Experimente as nossas dicas! Esperamos ter lhe ajudado de alguma forma. Até a próxima! 🙂