O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibilizou o cartão de confirmação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020.
Através do cartão, os interessados podem confirmar a data e horário do exame, assim como o número de inscrição. A prova será realizada no dia 29 de agosto.
O documento também serve para comprovar se o participante precisa ser tratado pelo nome social ou ter um atendimento especializado, caso as solicitações tenham sido aprovadas.
Apesar de não ser obrigatório estar munido com este documento no dia da prova, o Inep recomenda levar o cartão no dia do exame.
Na edição do Encceja 2020 estão confirmados mais de 1,6 milhão de participantes. Os candidatos realizarão 301.438 provas para obter certificação de ensino fundamental e 1.328.608, do ensino médio.
A participação é gratuita para quem não faltou na última edição, e tem como objetivo a conclusão dos estudos de jovens e adultos nos níveis fundamental e médio.
Leia também – Inep disponibiliza apostilas de estudo para o Encceja
Além do certificado de conclusão das etapas fundamental e médio, o Encceja possibilita o candidato a se auto avaliar, e assim, ter uma orientação para continuar sua formação e colocação no mercado de trabalho.
A prova busca avaliar várias competências, habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo do processo escolar e extraescolar.
Desse modo, desenvolve uma referência nacional para avaliação de jovens e adultos, e por isso tem uma grande relevância para a educação brasileira.
Os resultados dos exames também servem para apurar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
O Encceja é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação de todo o país.
Os exames são baseados em requisitos estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e médio.
Lembrando que, mesmo o Encceja sendo aplicado pelo Inep, a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao exame.
E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Mais um estado anuncia prorrogação do seu Auxílio Emergencial.