Hoje nós vamos falar sobre uma infração comum que está dando multas altas. Como todos já devem saber, dirigir é uma responsabilidade que requer habilidade e respeito às leis de trânsito.
No entanto, muitas pessoas ainda insistem em desrespeitar as leis de trânsito, e cometem algumas infrações. Uma delas, considerada comum, gera multas altas e muitas dores de cabeça.
Trata-se da condução de veículos sem estar devidamente habilitado, isto é, dirigir sem a CNH. Por isso, para que você possa conhecer as consequências dessa prática, separamos algumas informações importantes para te passar. Sendo assim, acompanhe a leitura até o final e confira.
Esta infração comum está dando multas altas. Veja as consequências de dirigir sem CNH
No Brasil, infelizmente muitas pessoas ainda optam por conduzir um veículo sem estar devidamente habilitadas para tal ato.
Acontece que, conduzir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é uma infração considerada comum, mas que traz consequências graves, tanto para o infrator quanto para os demais cidadãos que compartilham das vias públicas.
Isso porque, a carteira é uma garantia dada ao motorista de que ele tem todos os requisitos necessários para conduzir um veículo. Dessa maneira, as pessoas que aprendem a dirigir por conta própria, não têm acesso a todas as informações que são fornecidas durante as aulas teóricas e práticas.
Em síntese, dirigir sem possuir a habilitação gera consequências graves, tanto para o responsável pelo veículo. Bem como também para o condutor, os passageiros e pedestres. Logo, confira abaixo 2 das consequências mais graves de dirigir sem CNH:
Multas altas e perda de pontos na CNH do responsável pelo veículo
Conforme já dissemos mais acima, a CNH é a forma legalmente aceita de se comprovar que o motorista tem habilidade e está apto a conduzir um veículo.
Por isso, considera-se uma infração gravíssima o ato de dirigir sem carteira. O motorista deverá pagar a multa no valor de R$ 880,41 e sofrerá a perda de 7 pontos na carteira do responsável pelo veículo.
Ademais, mesmo que o motorista passe por todo o processo de formação de condutores, incluindo aulas teóricas e práticas, e não esteja com a CNH em mãos, ele ainda será considerado inabilitado.
Além disso, caso o motorista já tenha atingido o limite de 40 pontos na CNH e seja penalizado com a perda dos 7 pontos por dirigir sem a habilitação, automaticamente a sua carteira será suspensa por no mínimo 6 meses. E, essa suspensão pode ser ainda maior, dependendo do histórico do motorista.
Vale ressaltar ainda que o limite de 40 pontos é somente para aqueles condutores que não cometeram nenhuma infração considerada gravíssima.
Risco de acidentes
A segunda consequência grave de conduzir um veículo sem estar devidamente habilitado, é a possibilidade de aumentar consideravelmente o risco de acidentes de trânsito.
Isso porque, a ausência da CNH significa que o motorista não passou pelas aulas práticas que ensinam técnicas seguras de condução. Assim sendo, ele não teve experiência suficiente para desenvolver habilidades necessárias para prever e evitar situações de risco.
Além disso, os motoristas que conduzem sem a CNH tendem a ser mais imprudentes no trânsito, desrespeitando as leis e colocando em risco a vida de todos que circulam pelas vias públicas.
Por isso, o CTB recomenda que todas as pessoas que querem dirigir, passem pela autoescola e façam sua CNH antes de pegar qualquer tipo de veículo automotor.
Dirigir sem CNH pode aumentar o valor da multa, em caso de acidente
Além dos perigos iminentes já citados, dirigir sem a CNH também aumenta o ônus financeiro para o motorista em caso de envolvimento em acidentes.
Assim sendo, caso o condutor seja apontado como culpado em um acidente e não possua a CNH regulamentada, será a responsabilidade dele por danos a todo terceiro envolvido.
Com isso, o condutor desabilitado terá que dispor de uma grande quantia em dinheiro. E, caso não possua, pode ter seus bens penhorados como forma de indenizar as vítimas.
Confira mais algumas infrações comuns que podem gerar multas altas
Além da infração comum que já citamos, existem algumas outras que também merecem destaque. Veja algumas das principais:
- Ultrapassar o limite de velocidade estipulado para a via;
- Dirigir sob efeito de álcool ou drogas;
- Utilizar o celular ao volante;
- Não utilizar o cinto de segurança;
- Desrespeitar o sinal vermelho ou parar sobre a faixa de pedestres;
- Transportar crianças sem os devidos cuidados, como cadeirinhas adequadas.
Agora você já conhece a infração comum que gera multas altas e suas consequências. Então, é só se atentar para não cometer, e assim, não ter prejuízos financeiros e nem correr riscos ao volante.