Quando pensamos em customizar algo, pensamos em dar uma identidade visual própria para esse algo, e é exatamente isso que a customização faz no marketing digital.
O cliente precisa se sentir especial para criar um vínculo com a sua marca, e uma forma de fazê-lo se sentir ligado ao seu produto é tornando o atendimento dele maior que apenas um atendimento.
Isso porque quando o atendimento ao cliente é customizado a empresa oferece uma experiência ao cliente no que diz respeito ao relacionamento com a sua marca.
Também chamado de personalização, não é à toa que essa ideia é um dos 8 Ps do Marketing Digital, uma vez que tornar a experiência do cliente única é mais do que um diferencial competitivo, é uma forma de fidelização desse cliente.
Há várias formas de customizar a sua marca ao cliente, como por exemplo:
Integrar seus canais de atendimento e vendas, para que ele receba e-mails direcionando produtos de acordo com a navegação que fez em seu site;
O próprio site pode sugerir produtos relacionados ao seu gosto, através da utilização de Cookies;
Pode customizar o próprio produto e torná-lo único, dependendo do seu ramo de atuação.
A customização está em voga no marketing digital e não dá indícios de sair tão cedo do mundo virtual. Isso porque as pessoas querem sentir cada vez que uma marca foi feita para ela.
Está aí uma oportunidade para a marca agregar valor ao cliente e ganhar autoridade na internet, basta ser criativa e inovadora.