Com mais de 300 vagas previstas, o cargo de Escrivão Federal sempre está entre os mais concorridos da PF.
O novo concurso da Polícia Federal já foi solicitado para o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Ao todo, foram solicitadas 1.755 vagas para preenchimento de diversos cargos dentro da PF, incluindo administrativos.
Confira a seguir a distribuição de vagas por área:
Agora, cabe ao MGI conceder a autorização para que o edital seja publicado.
E se você também está de olho nessa oportunidade, continue acompanhando o texto para descobrir mais sobre o cargo e se preparar para conquistar a vaga dos seus sonhos.
Para concorrer a uma das vagas que estarão no próximo edital, os candidatos devem comprovar nível superior em qualquer área de formação.
Fora isso, o candidato ainda deve ter mais de 18 anos, ser brasileiro e estar em dia com as justiça eleitoral e militar (no caso de candidatos do sexo masculino).
Os aprovados no cargo de Escrivão Federal tem direito a remuneração mensal inicial de R$ 14.710,10 para uma jornada de 40 horas semanais.
De acordo com informações do próprio edital, cabe ao Escrivão Federal realizar as seguintes funções:
Tomando como base o último edital, os candidatos ao próximo concurso podem ter em mente que passarão por diferentes etapas, que incluem:
A prova objetiva para escrivão federal foi composta por 120 questões sobre os seguintes temas:
Mais uma ótima notícia para quem aguarda informações sobre o novo concurso da Polícia Federal. A solicitação foi enviada ao MGI com um pedido total de 789 vagas apenas para área administrativa.
Desse total, 626 vagas são para nível médio e as outras 163 para cargos de nível superior, confira a distribuição das vagas conforme o despacho encaminhado pela PF:
Nível médio
Nível superior
A expectativa em torno do concurso PF administrativo aumenta ainda mais quando se considera o número de cargos vagos atualmente no órgão. De acordo com assessoria da PF existem cerca de 1.449 cargos desocupados, revelando o déficit de servidores e, consequentemente, a necessidade de realização de um novo certame.
Vale citar que a Polícia Federal está desde 2013 sem realizar concurso para área administrativa. O último certame aconteceu há dez anos e foi organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).