Escolha o relógio certo é uma brincadeira lógica, do tipo “pega-ratão”. Isso porque, é preciso tomar uma decisão, e escolher entre dois aparelhos. Ambos têm defeito, mas um é capaz de marcar a hora certa? Confuso, não é?
Bom, vamos por partes. Veja abaixo o teste para ver se você consegue escolher o relógio certo. Para isso, preste atenção em todas as informações para conseguir resolver esse enigma.
Imagine que você está passando em frente à sua relojoaria preferida, e se depara com uma placa apontando uma grande promoção. Qualquer compra que fizer nela vai lhe garantir como brinde um dos dois últimos modelos de um relógio manual exclusivo feito por seu proprietário:
Muita bacana, não é mesmo? Só que como nem tudo são flores, há um pequeno problema. Os dois relógios estão com defeito. Um deles está parado e o outro adianta um minuto a cada hora.
Mas há uma boa notícia. Mesmo com esses problemas, você ainda consegue ter acesso a um relógio capaz de lhe dar a hora certa mais vezes ao longo de todo o dia. Mas afinal de contas, qual dos dois?
Aqui está o seu desafio. Escolha o relógio certo, mesmo sabendo que ambos têm problema. Será que você consegue adivinhar qual deles lhe dá a hora corretamente para se dar bem no teste? Pare e pense com calma, antes de olhar a resposta que está aqui embaixo.
E então, qual é a sua resposta para o desafio “Escolha o relógio”? O segredo está em considerar que ambos os modelos são manuais. Assim sendo, um dos dois vai mostrar a hora certa mais vezes no decorrer de um dia do que o outro.
Sabe qual é? Se você respondeu que é o relógio parado, meus parabéns. Você passou no teste! Mas como chegar a essa conclusão? Simples, tudo é uma questão de lógica:
Sabe aquela velha máxima: até um relógio parado está certo duas vezes por dia? Pois é, ela se aplica perfeitamente aqui! Mas na pior das hipóteses você sempre pode mandar qualquer um dos dois relógios para o conserto, não é verdade?
Será que os seus contatos também são capazes de acertar esse desafio? Para um olhar atento, é possível encontrar a resposta do relógio certo de forma relativamente fácil. Mas não deixe de pedir para quem acertar como a pessoa chegou nesse resultado.
Você vai se surpreender o quanto esse simples teste é capaz de confundir, divertir e engajar os participantes. Por isso aproveite para passa-lo para seus amigos e familiares e ver quem pode se dar bem acertando essa pergunta “pega-ratão”.