Pensar nos erros que atrapalham a sua rotina e analisar quais deles realmente estão presentes no dia a dia é algo muito importante e que pode mudar a sua forma de atuar frente ao mercado de trabalho.
Afinal, às vezes podemos sentir que as coisas não saem do lugar, ou que a rotina está sobrecarregada, quando, na verdade, o problema são os erros cometidos na hora de se organizar.
Para te ajudar nessas situações, fizemos um guia que poderá ser útil na sua autoanálise. Confira lendo este texto até o fim.
Existem muitas possibilidade de erros que atrapalham a sua rotina… Claro que nem todas elas fazem parte do seu cotidiano. Porém, verificar se estamos cometendo algum desses erros é muito importante para manter um dia a dia mais produtivo.
Vamos juntos?
Você tem uma lista de tarefas que segue uma sequência interessante, ou simplesmente vai “apagando incêndio” desde a hora que inicia o expediente, até o momento de finalizá-lo?
No segundo caso, você pode estar cometendo um dos erros que atrapalham a sua rotina! Afinal, a aleatoriedade pode fazer com que você se esqueça de algo importante, bem como faça as coisas de forma mal acabada. Pense nisso.
Você tem prioridades no seu dia a dia? Ou não sabe o que é mais ou menos importante na sua lista de tarefas?
Ter prioridades é fundamental para manter o foco no que realmente importa e para ter mais produtividade. Lembre-se desse ponto.
Se você trabalha aceitando todas as demandas e pedidos alheios, inclusive quando algo é solicitado em cima da hora, saiba que este é um dos erros que atrapalham a sua rotina.
Se você sempre aceitar a demanda alheia, quer dizer que deverá deixar algo seu de lado, concorda? Consequentemente, estará abrindo espaço para criar uma “bola de neve” de atrasos e sobrecargas.
Nós somos seres humanos, não máquinas. Precisamos de descansos e pausas para conseguirmos manter nossa produtividade e nosso foco.
Portanto, se você tem o costume de pular as pausas para tentar fazer “mais uma coisinha”, cuidado, ok?
Você saberia dizer quais são as coisas que mais roubam a sua atenção durante o dia? Avalie isso com cuidado.
Às vezes, temos alguns gatilhos que roubam o nosso foco, e nem percebemos isso. Consequentemente, podemos estar mantendo o nosso espaço de trabalho muito propenso a esse tipo de distração. Fique de olho para mudar isso.
Querer finalizar uma tarefa imensa sem dividi-la em etapas é um erro. Você poderá estar sobrecarregando a mente, ao mesmo tempo em que se auto desmotiva por conta do excesso de demanda. Pense nisso e comece a dividir os grandes projetos em pequenas etapas.
Cuidado com a procrastinação! Às vezes, ela pode ser um dos erros que atrapalham a sua rotina, porém, por ser silenciosa, talvez você nem se deu conta da existência dela. Reflita quanto a isso e construa uma rotina mais adequada para você.