Uma equipe sem engajamento pode aparecer em diversas empresas, nos mais distintos momentos. Em alguns casos, tem relação com o fato de que há novos integrantes. Em outras situações, os conflitos entre os colegas podem estar atrapalhando esse engajamento.
De todo modo, de quem é a responsabilidade? Será que apenas o líder deve tomar algumas medidas, ou a própria equipe tem as suas responsabilidades? Refletimos sobre isso no decorrer deste artigo. Acompanhe.
Uma equipe sem engajamento pode estar agindo dessa forma por uma série de motivos. Sendo assim, antes de dizer quem tem “culpa” com relação a isso, é muito importante fazer uma análise da situação.
Isso porque cada equipe é única, assim como cada relação interpessoal. Logo, pode ser que o problema esteja relacionado à liderança, bem como pode ser uma questão de apenas dois colegas de trabalham que acabam “minando” o conjunto como um todo.
Por isso, antes de “apontar o dedo”, considere analisar a situação mais a fundo, visualizando quais ações podem minimizar esse problema. Abaixo refletimos um pouco mais sobre isso.
Sem dúvidas, a liderança tem uma parcela de culpa na situação. Mesmo que não diretamente. Isto é, não podemos dizer que a liderança causou a situação de ter uma equipe sem engajamento. Porém, é papel do líder mediar os conflitos e apresentar caminhos mais promissores para os seus liderados.
Assim sendo, se os conflitos interpessoais acontecem há muito tempo, e o líder nunca se aproximou para tentar intervir na situação, então, sim, a equipe está sem engajamento por conta da falta de postura do líder. Embora ele não seja o “único culpado”, a atuação dele tem impactado diretamente nas relações dentro do time.
Nesses casos, é papel do líder conversar com cada lado do conflito, buscando mediar de uma forma imparcial e que auxilie na reorganização de todo o time.
Obviamente, se a equipe está com problemas interpessoais bastante intensos, significa que ela mesma está tendo dificuldades para lidar uns com os outros. Sendo assim, embora o líder tenha o papel de mediar conflitos e auxiliar o time no reequilíbrio, não podemos deixar a “culpa” da equipe de fora dessa situação, concorda?
Pois de nada adianta o líder mediar, apontar falhas, dar feedbacks, criar estratégias de interação do time se, na prática, as pessoas não desejam atingir esse tipo de resultado. Torna-se inviável conseguir reunir um time que não quer ser reunido.
Ambos os lados precisam entender quais são os gatilhos por trás dos conflitos interpessoais e buscar entender por que a equipe sem engajamento está dessa forma. Quais ações estão minando os relacionamentos? Por que os liderados têm falta de interesse nas atividades?
Dessa forma, não existe fórmula para lidar com o problema. O que existe é uma análise da realidade para encontrar as falhas e, a partir delas, buscar por intervenções que restabeleçam o equilíbrio do time.
Lembre-se também de assumir as suas responsabilidades frente à situação, buscando lidar com ela de forma madura.
Boa sorte!