Empregos

Entrevista de emprego: torne o processo seletivo orgânico e objetivo

É possível que a entrevista de emprego seja conceituada pelo candidato como uma etapa necessária para que alcance o seu objetivo profissional, e não como um fator de ansiedade e estresse.

Entrevista de emprego: torne o processo seletivo orgânico e objetivo

A entrevista de emprego é uma forma de explorar positivamente o seu currículo. Por isso, quando o candidato se deixa dominar pela ansiedade, ele tende a ficar aquém do seu potencial profissional, já que pode adotar uma postura autossabotadora, tornando a entrevista de emprego um processo tenso e ineficiente.

Destaque seus objetivos

É importante que o candidato tenha clareza sobre seus objetivos profissionais para que explore detalhadamente o seu currículo. Sendo assim, ter atenção ao seu próprio comportamento e estudar o seu currículo são maneiras de alcançar o seu objetivo profissional, se colocando positivamente durante o processo seletivo.

Adote uma postura participativa durante o processo de seleção

Não cruze braços e pernas; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; seja assertivo em suas respostas; evite gestos em excesso; não deixe objetos no colo; evite atrasos; dentre outros aspectos que sejam negativos para a sua imagem profissional.

Exemplifique suas vivências de forma assertiva

No que tange a descrição de suas atividades profissionais, lembre-se de que o seu currículo atraiu a atenção da empresa, por isso apenas reforce os seus pontos positivos, considerando exemplificar situações.

Sendo assim, fale sobre sua proatividade; capacidade de se comprometer com a empresa; facilidade para gerir conflitos; acompanhamentos de processos; implementação e validação de sistemas; capacidade analítica; dentre outros aspectos que sejam importantes para o seu direcionamento profissional.

Apresente soluções para seus pontos que requerem melhorias

Além disso, é viável que o candidato saiba falar sobre seus pontos fracos, sem que isso se torne um fator de nervosismo. No entanto, para que possa falar sobre seus pontos que requerem melhorias de modo orgânico, é aconselhável que apresente uma solução para cada apontamento negativo.

Por exemplo, o candidato pode destacar que possui dificuldades para falar em público. Contudo, é relevante informar que deseja estudar teatro. Dessa maneira, estará apresentando uma solução para um ponto que requer melhoria. 

Demonstre resiliência de forma orgânica

Sendo assim, esses fatores citados devem ser considerados pelo candidato para que evite adotar uma postura de autossabotagem profissional e para que direcione positivamente a exploração do seu perfil profissional, considerando seus objetivos no mercado e a necessidade das empresas por profissionais capacitadas e resilientes.