A entrevista de emprego é uma situação que requer direcionamento por parte do candidato para que ele não se coloque negativamente no mercado de trabalho atual, considerando todas as vertentes e os impactos que ocorrem no mercado de forma geral.
Sendo assim, é importante que o candidato demonstre sua capacidade profissional e suas habilidades sociocomportamentais de modo orgânico para que a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção se torne um processo genuíno quanto a compatibilidade entre as partes envolvidas no processo seletivo.
É necessário que o candidato adote uma postura participativa, evitando demonstrar nervosismo através do seu comportamento. Para isso, ele deve evitar cruzar os braços e não gesticular excessivamente; bem como é importante que o candidato controle o seu tom de voz.
Além disso, é relevante que o candidato chegue mais cedo ao local da entrevista de emprego para que possa se ambientar de forma natural, além de trabalhar a sua respiração. Haja vista que trabalhar a sua respiração é um ponto que pode ser bastante resolutivo dentro de uma dinâmica de recrutamento e seleção.
A construção da narrativa do candidato é outro fator que requer direcionamento e objetividade. Sendo assim, é importante que faça uma análise sobre o seu próprio currículo e leve para a entrevista situações concretas que reforcem o seu posicionamento profissional.
Também é importante que o candidato corrobore os seus valores por meio de projetos e implementações de melhorias das quais tenha participado, ainda que ocasionalmente.
Por outro lado, o equilíbrio das informações requer que o candidato se coloque positivamente, considerando seus pontos fracos. Porém, é relevante que ampare seus defeitos de maneira resolutiva.
Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa que possui dificuldade para elaborar um treinamento e ministrá-lo, porém, deseja trabalhar esse fato através de um curso que melhore sua comunicação de forma abrangente.
Não menos importante, o candidato deve conhecer a cultura da empresa. Haja vista que essa análise permite que o candidato direcione sua atuação respeitando a cultura da empresa.
Além disso, essa é uma forma de avaliar a viabilidade da contratação. Uma vez que é relevante que a contratação seja viável para todos os envolvidos. Dessa forma, o candidato evita uma postura negativa e eleva suas chances de sucesso profissional.