A entrevista de emprego é uma situação que requer direcionamento por parte do candidato. Sendo assim, é necessário que o candidato adote uma postura positiva e direcione sua narrativa de modo efetivo durante o processo seletivo.
A assertividade é um fator que deve fazer parte de um processo de recrutamento e seleção atual, considerando que as empresas possuem urgência quanto à contratação de profissionais objetivos e centrados.
No entanto, a objetividade não diz respeito exatamente à rigidez excessiva; já que a resiliência é um valor importante para uma empresa na era digital.
Por isso, para não ficar aquém do seu potencial como profissional, é relevante que o candidato consiga demonstrar a sua capacidade de se adaptar a situações divergentes; o seu senso de urgência e como pode reagir em situações de pressão. Dessa forma, o candidato demonstrará adaptabilidade; o que é fundamental no fluxo importante da era digital.
Assim sendo, é relevante que o candidato adote uma postura participativa e controle o seu tom de voz. Sendo assim, não cruze os braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; evite gesticular excessivamente; não deixe objetos no seu colo e tenha cuidado para não interromper os demais candidatos ou o próprio entrevistador.
Não menos importante, leve para a entrevista de emprego situações concretas que possam demonstrar o seu diferencial profissional como a sua proatividade; facilidade para gerir pessoas; gestão de projetos; sugestões efetivas, dentre muitas ações feitas por você em seus empregos anteriores.
Por outro lado, é importante que o candidato equilibre as informações falando sobre seus pontos negativos de maneira resolutiva. Assim sendo, é possível se colocar com uma pessoa tímida, porém, é importante ressaltar que deseja estudar teatro para melhorar sua comunicação. Dessa forma, o candidato estará demonstrando autoconhecimento e facilidade para buscar soluções.
Por fim, conhecer a cultura da empresa pode ser de grande valia para o candidato por diversas vertentes. Já que é importante conhecer a missão, visão, valores e trajetória da instituição para que possa responder às diversas perguntas feitas durante o processo seletivo; bem como é maneira natural de avaliar a viabilidade da contratação, considerando a sua objetividade profissional.