A entrevista de emprego é uma situação que requer direcionamento do candidato para que ele se coloque positivamente no mercado de trabalho. Sendo assim, é relevante que fale sobre situações concretas de suas experiências profissionais anteriores de modo orgânico.
Além disso, é importante para o candidato direcionar a sua postura, adotando um comportamento que transmita confiança de maneira natural.
A atenção plena aos seus gestos e ao seu tom de voz pode ajudar nessa questão. Sendo assim, é relevante para o candidato não deixar os braços cruzados; não deixar objetos no seu colo; manter contato visual com o profissional de recrutamento e seleção.
Caso seja possível, chegue ao local marcado para a entrevista de emprego com alguns minutos de antecedência para que você possa se familiarizar com o ambiente e trabalhar a respiração.
Além disso, é importante que o candidato leve situações concretas de seus empregos anteriores. Sendo assim, fale sobre sua criatividade; facilidade para lidar com metas; poder de persuasão em vendas; capacidade analítica; senso de urgência; facilidade para construir um relacionamento entre a marca e o cliente; implementação sistêmica; gestão de pessoas; entre outros aspectos pertinentes ao seu perfil profissional.
Por outro lado, equilibre as informações falando sobre os seus defeitos de forma resolutiva. Fale sobre uma situação negativa e apresente uma solução. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, destaque o seu desejo de estudar teatro.
Ou ainda, ao informar que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em um determinado sistema dentro da sua área de atuação, destaque que já está realizando cotações com instituições específicas.
Dessa maneira, o candidato estará se colocando positivamente no processo seletivo. Por isso, é importante que, na condição de candidato, você faça adaptações dos pontos citados e evite adotar uma postura negativa de autossabotagem profissional.
Além disso, ao se colocar positivamente, o candidato pode avaliar a viabilidade da contratação. Haja vista, a necessidade de que essa avaliação seja feita por todos os envolvidos. Dessa forma, a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção se torna genuína e resolutiva. Desse modo, a contratação será parte de um processo resolutivo, atendendo aos objetivos envolvidos.