Empregos

Entrevista de emprego: pontos relevantes para minimizar a autossabotagem profissional

Para obter sucesso durante a entrevista de emprego, o candidato precisa direcionar os seus pontos fortes e ter clareza sobre quais são seus objetivos dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.

Entrevista de emprego: pontos relevantes para minimizar a autossabotagem profissional

A competitividade e a pressão da avaliação podem fazer com que o candidato autossabote a sua postura durante a entrevista de emprego, deixando o  nervosismo dominar o seu comportamento e ficando aquém do seu potencial.

Para evitar que isso aconteça, o candidato deve se preparar de maneira objetiva, considerando analisar o seu próprio currículo para verificar quais são os principais pontos que serão explorados durante a entrevista de emprego.

Postura

Além disso, o seu comportamento transmite uma mensagem relevante para o profissional que conduz a entrevista de emprego, sendo assim, é viável que adote uma postura participativa de forma orgânica.

É aconselhável ao candidato não cruzar braços e pernas; falar de maneira tranquila; evitar gesticular excessivamente; manter contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; realizar perguntas assertivas; controlar o tom da sua voz; ter cuidado para não interromper profissional que conduz o processo, dentre outros aspectos.

Experiência profissional

Destacar situações resolutivas também é importante. Sendo assim, fale  sobre a sua proatividade; resiliência; gestão de pessoas; facilidade para lidar com metas; poder de persuasão em vendas; controles de agendas; condução de reuniões; direcionamento de projetos; dentre outros pontos importantes para o direcionamento do seu perfil profissional.

Pontos que requerem melhorias

Ao falar sobre uma situação que requer resolução, o candidato deve apresentar uma solução de forma natural. Sendo assim, seja objetivo ao destacar algum ponto que precise de melhoria. 

Por exemplo, é possível destacar que possui dificuldades para falar em público, bem como é importante informar que pretende realizar algum curso que melhore a sua comunicação, como um curso de teatro.

Essa mesma lógica pode ser levada para uma situação de atualização profissional. Sendo assim, é possível informar que precisa melhorar o seu grau de conhecimento sobre algum sistema específico dentro da sua área de atuação, ao passo que é importante destacar que já está realizando cotações específicas para agregar esse conhecimento.

Cultura da empresa

Além disso, o candidato deve conhecer o site da empresa para analisar os valores envolvidos, bem como para obter um direcionamento indireto sobre a cultura da organização. Já que a cultura da empresa pode ser um parâmetro de comportamento e de avaliação sobre a viabilidade da vaga, diante de seus objetivos profissionais.