A entrevista de emprego pode ser uma oportunidade importante para destacar a sua carreira profissional de forma objetiva no mercado, sendo assim, considere destacar os seus objetivos de maneira sucinta e resolutiva.
Primeiramente, o candidato deve conceituar a entrevista de emprego como uma oportunidade de direcionamento do seu perfil e não como uma forma de julgamento de suas qualidades e personalidade.
Uma vez que o conceito errôneo sobre a entrevista de emprego pode fazer com que o candidato fique aquém do seu potencial profissional. Por isso, é relevante que destaque o seu perfil de forma objetiva através de exemplos referentes a sua experiência.
Considerando a sua capacidade de lidar com metas; gestão de pessoas; direcionamento de projetos; senso de urgência; facilidade para elaborar treinamentos; entre outros pontos que sejam pertinentes ao seu perfil profissional.
Ao apresentar uma situação que requer uma melhoria, seja resolutivo de maneira orgânica. Por exemplo, é possível informar que precisa se atualizar quanto a uma nova versão lançada de um sistema importante na sua área profissional, contudo, já está realizando cotações para adquirir esse conhecimento.
A mesma resolução pode ser apresentada sobre alguma característica pessoal, como ao informar que se conceitua como uma pessoa tímida, informe que pretende realizar um curso para melhorar a sua comunicação, como um curso de teatro.
Além disso, o comportamento do candidato é muito importante dentro da dinâmica da entrevista de emprego. Sendo assim, é aconselhável que não cruze braços e pernas, controle o tom da sua voz, mantenha contato visual com o gestor da entrevista e evite gesticular excessivamente.
Conhecer o site da empresa e analisar seus valores também é bastante importante, já que a informação sobre a missão da empresa, bem como sua visão e trajetória, são pontos de referência para analisar a compatibilidade dos perfis, já que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos durante o processo seletivo.
Portanto, é relevante para o candidato direcionar o seu perfil assertivamente durante o processo seletivo, tornando a troca entre as partes genuína, de modo que a contratação seja o resultado de um processo objetivo dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.