É muito importante que durante a entrevista de emprego o candidato se coloque positivamente, considerando a sua trajetória profissional e adotando uma postura participativa.
O profissional de recrutamento e seleção precisa conhecer melhor o candidato. Por isso, a entrevista de emprego deve ser conceituada como uma oportunidade de direcionamento do seu currículo e não como um julgamento pessoal.
O conceito errôneo sobre a entrevista de emprego como uma espécie de julgamento pode fazer com que o candidato sabote a sua própria entrevista, considerando o excesso de nervosismo e uma postura inadequada.
Por isso, é importante para o candidato direcionar a sua própria trajetória e ter atenção plena ao seu próprio comportamento. Dessa forma, poderá minimizar a possibilidade de esquecer de realizar apontamentos relevantes sobre suas competências e habilidades.
Leve para a entrevista de emprego situações que reforcem o seu potencial profissional, considerando seus empregos anteriores. Sendo assim, destaque a sua capacidade de lidar com metas; senso de urgência; gestão de pessoas; implementação de projetos; acompanhamento de processos; elaboração de treinamentos; campanhas motivacionais; controles internos etc.
Além disso, o candidato deve direcionar seus pontos a melhorar. Sendo assim, ao apresentar uma situação que pode ser conceituada como um defeito, apresente também uma solução.
Por exemplo, é possível informar que possui dificuldades para falar em público, ao passo que é relevante destacar que deseja estudar teatro. Visto que entende a necessidade de uma boa comunicação no mercado atual.
O seu comportamento deve acompanhar a sua narrativa. Por isso, não cruze os braços e pernas; mantenha contato visual com a gestão da empresa que estiver conduzindo o processo; controle o seu tom de voz e preze pela assertividade durante suas respostas.
Gesticular excessivamente também é um ponto importante para o candidato. Por isso, adote uma postura participativa e orgânica, minimizando a ansiedade. Para isso, pode ser viável chegar mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego e trabalhar a sua respiração. Dessa forma, poderá direcionar melhor a sua narrativa e minimizar comportamentos nocivos para a avaliação feita pela empresa.
Dessa forma, o resultado da entrevista de emprego será orgânico e genuíno no que tange ao seu perfil, bem como, na condição de candidato, poderá avaliar a viabilidade da contratação, já que essa análise é cabível a todos os envolvidos.