Ao receber o convite para uma entrevista de emprego, o candidato precisa direcionar de modo objetivo sua postura e sua trajetória profissional.
A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato direcionar o seu potencial e realizar uma apresentação sobre seus pontos fortes de maneira orgânica. Por isso, quando o candidato se deixa dominar pela ansiedade da situação da avaliação, ele pode ficar aquém do seu potencial, já que a empresa precisa conhecê-lo melhor, considerando os principais pontos de destaque do seu currículo.
Sendo assim, na condição de candidato, é importante levar para a entrevista de emprego situações que corroborem seus valores profissionais e apresentem seus resultados através de exemplos.
Destaque o seu senso de urgência; capacidade para lidar com metas; gestão de equipe; elaboração de treinamentos; direcionamento de fluxos; implementação de projetos; validação de sistemas; análises de dados; poder de negociação; entre outros pontos que sejam relevantes para uma análise efetiva do seu perfil profissional.
Ao apresentar uma situação que requer melhoria, o candidato deve ser resolutivo de maneira orgânica. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, é importante destacar que pretende realizar um curso de teatro. Dessa forma, estará sendo objetivo e demonstrando autoconhecimento profissional.
O comportamento do candidato transmite uma mensagem que corrobora a sua postura durante a entrevista de emprego. Por isso, é importante considerar a entrevista como uma forma direcionada e objetiva de lidar com o seu potencial profissional.
Evite atrasos; trabalhe a sua respiração; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção. É viável que o candidato não interrompa o entrevistador e seja assertivo nas suas respostas. Além disso, não cruzar os braços e controlar o tom da sua voz são pontos importantes para a melhor compreensão de sua narrativa.
É aconselhável também que o candidato faça uso do espaço cedido para tirar suas dúvidas, questionando pontos relevantes sobre a empresa, sua cultura, atividades exercidas, benefícios, possibilidades de crescimento, flexibilização de horários, entre outros pontos que sejam relevantes.
É válido ressaltar que a análise sobre a compatibilidade dos perfis deve ser feita por todos os envolvidos, de modo que a entrevista de emprego resulte em uma contratação satisfatória através de uma troca genuína entre as partes.