A entrevista de emprego deve ser conceituado como uma oportunidade para o candidato apresentar os pontos importantes de sua trajetória profissional, destacando de forma assertiva seus objetivos no mercado de trabalho atual.
Ao conceituar a entrevista de emprego como uma forma de julgamento, o candidato adota uma postura negativa ficando aquém do seu potencial profissional.
Por isso, é relevante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma conversa dinâmica que objetiva conhecer melhor sua trajetória profissional, suas competências e habilidades. Sendo assim, é cabível ao candidato que direcione sua narrativa destacando de forma exemplificada os principais pontos do seu currículo.
É importante que leve para a entrevista de emprego situações que reforcem suas qualidades e direcione seus defeitos. Por exemplo, você pode falar sobre sua proatividade; facilidade com metas; gestão de pessoas; construção do relacionamento da empresa com o cliente; mapeamento de processos; gestão de projetos; condução de treinamentos; entre outros aspectos que sejam importantes para o seu desenvolvimento profissional.
Por outro lado, você pode falar sobre seus defeitos de maneira evolutiva. Por exemplo, você pode apresentar uma situação negativa e apresentar uma resolução, como informar as suas dificuldades para falar em público, em seguida, deve destacar que deseja estudar teatro.
Além dos pontos importantes referentes à sua narrativa, você deve adotar uma postura positiva. Sendo assim, evite atrasos, não deixe a bolsa no seu colo; fale de maneira tranquila; mantenha contato visual com o gestor do processo de recrutamento e seleção; não gesticule excessivamente e tenha cuidado para não interromper o profissional de recrutamento e seleção ao se lembrar de algum fato importante. Sendo assim, você poderá direcionar o seu comportamento e a sua narrativa, de modo que evite adotar uma postura de autossabotagem profissional.
É necessário para o candidato realizar adaptações dos pontos citados. Entretanto, o direcionamento de sua postura e de sua narrativa deve ocorrer para evitar ficar aquém do seu potencial, prejudicando a sua carreira profissional em longo prazo.
Sendo assim, adote uma postura participativa de forma orgânica e conheça de maneira técnica o seu próprio currículo. Dessa forma, poderá responder assertivamente as perguntas feitas durante o processo seletivo e se destacar através da objetividade e do autoconhecimento profissional.