A entrevista de emprego é uma situação que requer análise por parte do candidato, já que ao receber o convite, o candidato deve analisar o seu próprio currículo e destacar positivamente a sua trajetória.
É relevante para o candidato conceituar a entrevista de emprego como uma oportunidade para direcionar o seu comportamento e sua narrativa. Visto que o conceito da entrevista de emprego como julgamento pode autossabotar o seu comportamento no processo seletivo.
Sendo assim, é relevante considerar exemplificar seus pontos fortes e suas qualidade através de resultados obtidos em seus empregos anteriores. Por isso, pode ser viável falar sobre a sua facilidade para lidar com metas; gestão de pessoas; direcionamento de projetos; andamentos de processos; avaliação de custos; dentre outros pontos importantes para o destaque do seu perfil.
Ao apresentar uma situação que requer melhoria, o candidato deve apresentar uma solução de forma orgânica. Sendo assim, é possível colocar como uma pessoa tímida, ao passo que é relevante destacar que pretende realizar um curso de teatro, por exemplo.
Ou ainda, é possível destacar que precisa se atualizar quando a versão de algum sistema utilizado na sua área de atuação. Contudo, já está em vias de se matricular em um curso específico.
Além disso, o seu comportamento deve ser positivo e participativo de forma orgânica para corroborar a sua narrativa. Sendo assim, é importante para o candidato não se atrasar, trabalhar a sua respiração e manter contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção.
Além disso, é aconselhável que não cruze braços e pernas; não deixe objetos no seu colo; controle o tom da sua voz; seja assertiva nas suas respostas; não interrompa a gestão do processo, caso se recorde de algo que não foi respondido em situação oportuna.
Por fim, pode ser viável conhecer o site da empresa e analisar os valores envolvidos, pois ao analisar a trajetória da empresa e sua cultura, poderá se direcionar de forma assertiva. Além de obter informações relevantes para analisar a viabilidade da vaga, já que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos no processo seletivo.
Portanto, faça as devidas adaptações e não fique aquém do seu potencial dentro do mercado, considerando a necessidade das empresas por profissionais capacitados e resilientes.