A entrevista de emprego precisa ser conceituada pelo candidato como uma forma de direcionar a sua carreira em longo prazo, por isso, o seu comportamento e a sua narrativa são fatores que devem ser considerados para destacar o seu perfil no processo de recrutamento e seleção.
É muito importante que o candidato não se deixe dominar pela ansiedade da situação de avaliação, visto que, dessa maneira, ele tende a ficar aquém do seu potencial dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.
As empresas buscam por profissionais capacitados e resilientes e, por isso, direcionar o seu perfil é fundamental por diversos aspectos. Ao adotar uma postura participativa e construir uma narrativa eficiente, o candidato pode tornar genuína a avaliação feita pela empresa, o que pode destacar o seu potencial de forma orgânica.
Levar para a entrevista de emprego situações que exemplifiquem suas habilidades, competências e resultados pode ser importante para o candidato. Sendo assim, fale sobre a sua facilidade para construir um relacionamento com o cliente; alcançar metas; gerenciar pessoas; conduzir processos; acompanhar ações de marketing digital; lidar com pressão; gerenciar conflitos etc.
Ao destacar uma situação que requer uma melhoria, é importante que o candidato seja resolutivo de modo orgânico. Por exemplo, é possível se colocar como uma pessoa tímida, no entanto, é válido ressaltar que pretende realizar um curso que melhore sua capacidade oratória.
O seu comportamento deve ser conduzido de maneira objetiva e direcionada, respeitando suas particularidades e características. Já que o mais importante é que evite autossabotar a sua trajetória profissional.
Por isso, não cruze os braços; mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo; seja assertivo nas suas respostas; não controle o tom da sua voz; não gesticule excessivamente e trabalhe a sua respiração.
Certamente, todos esses pontos são adaptáveis, pois, o foco é que não fique aquém do seu potencial, ao ser dominado pela ansiedade. Portanto, é importante que considere sua personalidade e objetividade no mercado de trabalho atual, para que o seu direcionamento durante a entrevista de emprego seja orgânico.
A entrevista de emprego é uma oportunidade para que apresente seus pontos positivos e contorne seus pontos negativos. Sendo assim, adote uma postura participativa e destaque o seu perfil de maneira objetiva, demonstrando sua capacidade, resiliência e proatividade.